Quantas mudanças e adaptações temos que enfrentar nesta vida!!

Há já algum tempo viver e morar sozinho não é mais novidade, quer seja por opção ou por imposição da vida. Jovens saem de casa para viver a independência. Casais se separam, cada um seguindo a própria vida. Pessoas maduras ou idosas que preferem a liberdade de viver sem filhos, genros, noras e netos, solteiros convictos.

A nova vida a sós consigo mesmo precisa ser cuidada desde o início para não se transformar em solidão. Nos tempos vividos com mães, irmãs, esposas, amigos, as responsabilidades eram, no mínimo, divididas.  Arrumação e limpeza da casa, roupa lavada e passada, compras, alimentação, a administração do dinheiro. Quando se chega na vida solo, fica tudo por organizar. A vida moderna colabora positivamente pra tudo seguir a contento. Muito se consegue hoje com a prestação de serviços, existe um personal para cada necessidade e tudo pode ser ajeitado.

Um dos aspectos a ser enfrentado, e muitas vezes um dos mais complicados, é a alimentação diária. A maioria de nós tem como experiência de vida e família a reunião de pessoas em torno da mesa, com gente falando, rindo e até mesmo discutindo, com aquela comida gostosa, de tempero caseiro, feita com cuidado e carinho. 

E, eis que de repente, não há mais companhia à mesa. Esse momento passa a ser de um, consigo mesmo, não há como encontrar a mesa posta ou algo pronto na geladeira. É muito fácil resolver isto procurando um restaurante ou lanchonete, comendo qualquer coisa na rua. Há quem passe no supermercado e encha a geladeira de congelados. E ainda os que, não querendo sair, apelam para um delivery.

Qualquer que seja a solução, ou as soluções encontradas, chega uma hora que cansa. Esquentar várias vezes o mesmo tipo de comida e tempero, sentar, ou até deitar, no sofá pra comer aquela pizza, vendo TV, sem sentir direito o gosto do que come, ou bebe.  Além de transformar esse momento tão delicioso – comer e beber bem – numa ação automática, corre-se sério risco de afetar a saúde e desenvolver obesidade ou outras adversidades. A sala fica decorada com aquelas embalagens de papelão ou alumínio, guardanapos jogados, copos e garrafas pelo chão, a pia da cozinha transborda de louça por lavar e a geladeira repleta de restos e sobras que não serão consumidos.

Oh!!!!! Não se apavore !!!  Pense bem…você merece isso????

Então vamos lá, anime-se! Saia do sofá!

Cozinhar pra si mesmo é muito estimulante e gratificante. Você escolhe os ingredientes e os temperos.  Nos supermercados já se encontram muitos produtos em porções menores, evitando que se estraguem na geladeira ou que se tenha de comer a mesma coisa por vários dias. Mesmo os utensílios para cozinhas – panelas, frigideiras, potes – são oferecidos em diversos tamanhos, e, certamente, dá pra encontrar um que seja a medida certa.

Vai lá, sem preguiça. Passe no mercado. Compre o que você mais gosta – não importa se é arroz com feijão ou lagosta. A internet oferece muitas sugestões de cardápios para uma só pessoa, escolha uma, pode ser a mais fácil, a mais prática. Comece assim. Escolha um dia na semana, ou uma refeição, acenda o fogo e tente desenvolver mais uma atividade. Enfrente sem medo. Capriche. Divirta-se.

Coloque uma toalha na mesa, aquele seu prato bonito, talheres, guardanapo. Uma bela taça para o vinho, ou para a cerveja, para a água. Ligue o som, ou até mesmo a TV. Sente-se e sirva-se. Saboreie cada porção.  Essa foi você quem fez. Termine com uma fruta, ou um doce. 

Delicie-se e curta sua própria companhia. Você merece o melhor.

Indicação:  Só para um – Alimentação saudável para quem mora sozinho

                   Rita Lobo

                   Editora SENAC

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]