A Grande São Paulo, com seus 39 municípios é, certamente a região mais importante do país e, além da capital, possui alguns dos principais municípios brasileiros. São cidades que se complementam no comércio, indústria, agricultura, lazer, turismo e cultura, e tudo o mais. 

Nada falta e para qualquer lado que alguém se dirija, saindo do centro da cidade, vai encontrar sempre ótimas opções de lazer, passeios dos mais variados, para todos os gostos; para adultos e crianças, para admirar a natureza, ou a arte, ou para se aventurar.

Parque Municipal de Mogi das Cruzes

Um de seus principais municípios é a cidade de Mogi das Cruzes, importante sob vários aspectos, em especial a agricultura e também porque é uma das cidades históricas do nosso país. Mogi é quase tão antiga quando São Paulo e foi ponto de repouso dos bandeirantes, em suas caminhadas pelo Estado. Fica a 60km do centro de São Paulo e está situada em local privilegiado, entre duas serras, a do Itapeti e a do Mar.

Um de seus principais pontos turísticos é a própria Serra do Itapeti, onde estão o Parque Municipal, que é considerado um grande viveiro da flora e fauna nativas da Mata Atlântica, e o Pico do Urubu que fica a 1160 metros acima do nível do mar. O pico é apropriado para a prática de esportes radicais, trilhas, caminhada, ciclismo e para ver o pôr do sol no mirante. Tem também uma plataforma para os praticantes do voo livre, asa delta ou paraglider.

Voo de Paraglider

Seguindo para outro extremo, a Estância Turística de Embu das Artes se destaca exatamente pela arte. Tão antiga como a Capital foi uma região habitada pelos índios tupiniquins e 59% de seu território está na área de proteção dos mananciais.

O centro histórico da cidade possui várias galerias de arte, lojas de artesanato e de móveis rústicos. Tem o Museu de Arte Sacra, Centro Cultural, Memorial Sakai, e a tradicional Feira de Arte e Artesanato, que acontece aos sábados e domingos, com pinturas, esculturas, cerâmica, roupas, bijuterias, tapeçarias e comidas artesanais. Ao mesmo tempo, acontece também a Feira do Verde, que expõe e vende plantas, flores e árvores frutíferas de pequenos produtores.

Feira de Arte e Artesanato

A apenas 40 minutos da Capital fica a cidade de Mairiporã, que usa e abusa da natureza. Tem o Parque Estadual Cantareira, Parque Estadual do Juqueri, Pico do Olho D’água, Trilha da Pedra Grande, Lago de Carpas, Cachoeira na Trilha dos Macacos, Cachoeira Caceia, Museu de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz, Espaço Temático Sitio do Pica Pau Amarelo.

A represa Paulo de Paiva Castro, que integra o sistema Cantareira é muito utilizada para a prática de esportes náuticos e para pesca esportiva e amadora. Tem ainda o caminho do Rio Juqueri com corredeiras para o bóia cross, e nas margens circuitos para atletas seguirem a pé ou de bicicleta. O turismo rural já é um forte atrativo de Mairiporã.

Parque Estadual da Cantareira
Parque Estadual da Cantareira

Enfim, São Paulo até pode ser considerada uma “selva de pedras”, mas é tão privilegiada que é cercada de muitas outras cidades que a complementam…

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Humberto
Humberto
2 anos atrás

A 1 hora de São Paulo, lugares muito bonitos para se ver e curtir.

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]