Coma bem!! Coma saudável!! Alimente-se de forma equilibrada!! Faça seu prato colorido!!

Quantas recomendações ouvimos todos os dias, seja de médicos, de nutricionistas, de educadores físicos, ou direto dos programas de TV, revistas e jornais. Não é difícil perder-se em meio a tantas informações e orientações e sempre fica a dúvida na hora da escolha dos alimentos a ingerir. Que alimentos devo escolher? Como sei se estou no caminho certo?

Buscando responder a essas perguntas e tornar mais prático escolher alimentos, em 1992 a USDA (United States Department of Agriculture) criou a primeira Pirâmide Alimentar. É uma representação gráfica que faz visualizar os tipos de alimentos que fazem parte da dieta de grande parte da população e os sistematiza conforme seus nutrientes e suas funções no organismo. 

De maneira geral os alimentos da Pirâmide Alimentar estão divididos em quatro níveis determinando a função de cada alimento. São: os Energéticos, os Reguladores, os Construtores e os Energéticos Extras. Estes níveis são subdivididos em 8 grupos buscando indicar a quantidade média a ser consumida em cada um deles. Veja como funciona:

Grupo 1 – formado pelos carboidratos, estão na base da pirâmide e são os que devem ser mais consumidos já que fornecem a energia para o corpo trabalhar.

Grupo 2 – Verduras e Legumes – ricos em fibras, vitaminas e minerais que ajudam a regular o funcionamento do corpo e também podem ser consumidos em quantidade maior.

Grupo 3 – Frutas – também ricas em fibras, vitaminas e minerais mas com mais carboidratos. Devem ser consumidas em quantidade mais controlada.

Estes dois grupos regulam e controlam as funções do organismo, mantendo-o em equilíbrio

Grupo 4 – Leite e derivados – são fonte de proteínas e de cálcio

Grupo 5 – Carnes e ovos – fonte de proteína animal

Grupo 6 – Leguminosas e oleaginosas – trazem a proteína vegetal e fibras

Estes três grupos constroem e formam o corpo, fortalecem e regeneram tecidos, têm função estrutural e devem ser consumidos com certa parcimônia.

Grupo 7 – Óleos e gorduras – fonte de energia e auxiliam no transporte de vitaminas.

Grupo 8 – Açúcares e doces – têm poucos nutrientes, pobres em fibras e ricos em carboidratos simples.

Estes grupos estão no topo da pirâmide e devem ser consumidos com muita parcimônia por serem altamente calóricos.

Esses oito grupos representam todos os alimentos que precisamos para manter o corpo em funcionamento. Os do Grupo 1 são os alimentos energéticos que como o próprio nome diz, vão fornecer a energia necessária. Os dos grupos 2 e 3 são os alimentos reguladores, eles controlam e regulam as funções do organismo – circulação, digestão por exemplo. Os grupos 4, 5 e 6 são os alimentos construtores, são ricos em proteínas e têm o trabalho de formar e manter o corpo e de manter a estrutura de todos os órgãos e tecidos. Já os dos grupos 7 e 8 possuem grande quantidade de calorias e, embora auxiliem para um melhor funcionamento do corpo, devem ser consumidos com muita moderação.

Nossa!! Parece bem confuso!! Toda essa divisão tem por finalidade equacionar e direcionar a elaboração do cardápio diário para que seja saudável, com porções adequadas em quantidade e nutricionalmente equilibradas, visando sempre o melhor para o organismo. Além disso, cada refeição deve ser harmoniosa, variada, colorida e agradável ao paladar. Saber o que e o quanto se deve comer é uma das boas e eficientes diretrizes para cuidar bem da saúde e para uma reeducação alimentar eficaz. 

Ah!!!! E não esqueça… Exercícios físicos e água têm que ser usados sem moderação.

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Humberto
Humberto
2 meses atrás

Por estranha e trágica coincidência, no Brasil, a pirâmide alimentar espelha a pirâmide social. Os pobres, geralmente, concentram sua alimentação no grupo 1 (arroz, feijão e macarrão). Ultimamente, as carnes, os laticínios e, até as frutas, os têm evitado.

Odilia D'Angelo
Odilia D'Angelo
2 meses atrás

Mas, é preciso ter cautela ao usar a Pirâmide alimentar. Cada pessoa pode ter necessidades diferentes.

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]