A sensação é a de que tudo ferve em São Paulo. Não há parada nem cansaço. O tempo todo ela se oferece benevolamente e dispõe de tudo para satisfazer os desejos, necessidades e prazeres de todos que confiam nela. E há sempre espaço para novidades. E assim, quem precisa de algo, pensa logo em São Paulo, seja de outras cidades, outros estados e até de outros países.

Quem mora nesta mega cidade procura, com frequência, os shopping centers – e são muitos – para passear e se divertir. Tem pra todos os gostos e bolsos, desde os mais simples ambulantes de rua até as lojas mais sofisticadas e luxuosas. Entretanto, tem muito mais do que isso.  Existem ruas, e até bairros, voltados para determinados setores. Quem não conhece a região da Rua 25 de Março, com centenas de lojas de armarinhos, brinquedos, tecidos e bijuterias?  Tem também a Rua José Paulino, especializada em confecção. E, na região do Brás, tem a Rua Oriente vendendo todo tipo de enxoval.  Ah….sabia que tem uma rua especializada em roupas para noivas?? É a Rua São Caetano. Já a Rua Oscar Freire é a que tem lojas de grifes, sendo uma das mais luxuosas do mundo.

Tem uma lista recheada de sugestões de onde comprar produtos especializados. A Rua Santa Efigênia vende de tudo pra informática e eletrônicos. A Teodoro Sampaio vai de instrumentos musicais. Já a Rua da Consolação tem várias casas de lustres e iluminação. Ferramentas são encontradas na Rua Florêncio de Abreu. Se alguém precisar de móveis e equipamentos para restaurantes, é só se dirigir à Rua Paula Souza. Tem muito mais. Cerâmicas, roupas infantis, sapatos, carros, zona cerealista, decoração, fantasias… não tem fim.

Rua Oscar Freire

Existem também as feiras de antiguidades, uma na Praça Benedito Calixto e outra no vão livre do MASP. Discos de vinil e tudo o que se relaciona ao rock pode ser encontrado na galeria do Rock, no centro da cidade. Pense numa raridade, em algo difícil…é só buscar e você vai encontrar pela cidade.

E, São Paulo, é a capital mundial da gastronomia. Perto de 50 países têm aqui pelo menos um restaurante de comida típica, oferecendo uma diversidade sem igual. No bairro da Liberdade, encontram-se muitos restaurantes orientais, especialmente os japoneses. O Bixiga e a Moóca são bairros voltados para cantinas e pizzarias italianas. São muitas as churrascarias com seu tradicional rodízio. O bairro dos Jardins concentra os restaurantes mais sofisticados e bastante salgados em seus preços. O chef Alex Atala tem seu restaurante por lá e está entre os 50 melhores do mundo há mais de 10 anos. Muitos chefes estrangeiros vieram pra cá e montaram suas cozinhas, com muito sucesso. A panela está constantemente no fogo, pronta para servir aos que a procuram e sempre receptiva a novos ingredientes.

Bairro da Liberdade

A terra da garoa quase não tem mais a garoa. Trocou o clima natural, o frio e a umidade, pelo calor humano escondido nas responsabilidades do dia a dia, no transporte desumano que consome as horas de lazer, na dura luta pela vida. É a sina de Sampa, ter uma casca dura pra enfrentar a dureza do dia a dia. Mas basta um olhar um pouco mais atento e logo se descobrem muitos pontos pra chegar até sua alma generosa.  Todos são bem-vindos, todos são acolhidos e todos aprendem a abraçar e a receber novos integrantes.  E todos nós temos muito orgulho de tudo isso, da grandeza, da diversidade, da confusão de sotaques, sabores e cores, que fazem deste lugar o melhor pra se estar.

Dizer que São Paulo tem de tudo é, antes de mais nada, dizer que São Paulo quer servir e agradar a todos. Compreender que, com sua sensibilidade disfarçada, a generosidade é seu maior querer.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]