A sensação é a de que tudo ferve em São Paulo. Não há parada nem cansaço. O tempo todo ela se oferece benevolamente e dispõe de tudo para satisfazer os desejos, necessidades e prazeres de todos que confiam nela. E há sempre espaço para novidades. E assim, quem precisa de algo, pensa logo em São Paulo, seja de outras cidades, outros estados e até de outros países.
Quem mora nesta mega cidade procura, com frequência, os shopping centers – e são muitos – para passear e se divertir. Tem pra todos os gostos e bolsos, desde os mais simples ambulantes de rua até as lojas mais sofisticadas e luxuosas. Entretanto, tem muito mais do que isso. Existem ruas, e até bairros, voltados para determinados setores. Quem não conhece a região da Rua 25 de Março, com centenas de lojas de armarinhos, brinquedos, tecidos e bijuterias? Tem também a Rua José Paulino, especializada em confecção. E, na região do Brás, tem a Rua Oriente vendendo todo tipo de enxoval. Ah….sabia que tem uma rua especializada em roupas para noivas?? É a Rua São Caetano. Já a Rua Oscar Freire é a que tem lojas de grifes, sendo uma das mais luxuosas do mundo.
Tem uma lista recheada de sugestões de onde comprar produtos especializados. A Rua Santa Efigênia vende de tudo pra informática e eletrônicos. A Teodoro Sampaio vai de instrumentos musicais. Já a Rua da Consolação tem várias casas de lustres e iluminação. Ferramentas são encontradas na Rua Florêncio de Abreu. Se alguém precisar de móveis e equipamentos para restaurantes, é só se dirigir à Rua Paula Souza. Tem muito mais. Cerâmicas, roupas infantis, sapatos, carros, zona cerealista, decoração, fantasias… não tem fim.
Existem também as feiras de antiguidades, uma na Praça Benedito Calixto e outra no vão livre do MASP. Discos de vinil e tudo o que se relaciona ao rock pode ser encontrado na galeria do Rock, no centro da cidade. Pense numa raridade, em algo difícil…é só buscar e você vai encontrar pela cidade.
E, São Paulo, é a capital mundial da gastronomia. Perto de 50 países têm aqui pelo menos um restaurante de comida típica, oferecendo uma diversidade sem igual. No bairro da Liberdade, encontram-se muitos restaurantes orientais, especialmente os japoneses. O Bixiga e a Moóca são bairros voltados para cantinas e pizzarias italianas. São muitas as churrascarias com seu tradicional rodízio. O bairro dos Jardins concentra os restaurantes mais sofisticados e bastante salgados em seus preços. O chef Alex Atala tem seu restaurante por lá e está entre os 50 melhores do mundo há mais de 10 anos. Muitos chefes estrangeiros vieram pra cá e montaram suas cozinhas, com muito sucesso. A panela está constantemente no fogo, pronta para servir aos que a procuram e sempre receptiva a novos ingredientes.
A terra da garoa quase não tem mais a garoa. Trocou o clima natural, o frio e a umidade, pelo calor humano escondido nas responsabilidades do dia a dia, no transporte desumano que consome as horas de lazer, na dura luta pela vida. É a sina de Sampa, ter uma casca dura pra enfrentar a dureza do dia a dia. Mas basta um olhar um pouco mais atento e logo se descobrem muitos pontos pra chegar até sua alma generosa. Todos são bem-vindos, todos são acolhidos e todos aprendem a abraçar e a receber novos integrantes. E todos nós temos muito orgulho de tudo isso, da grandeza, da diversidade, da confusão de sotaques, sabores e cores, que fazem deste lugar o melhor pra se estar.
Dizer que São Paulo tem de tudo é, antes de mais nada, dizer que São Paulo quer servir e agradar a todos. Compreender que, com sua sensibilidade disfarçada, a generosidade é seu maior querer.