Por César Akira Yamauchi

A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde originada nos Estados Unidos da América e se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios mecânicos do sistema musculoesquelético e os efeitos desses distúrbios no funcionamento do sistema nervoso e na saúde em geral. Há uma ênfase em tratamentos manuais, incluindo ajuste da coluna e outras manipulações de articulações com um enfoque nas subluxações vertebrais. 

Embora a manipulação da coluna seja realizada desde os tempos da Grécia Antiga, a Quiropraxia moderna é atribuída a Daniel David Palmer, que iniciou o estudo e desenvolvimento sistemático de técnicas de manipulação articular. A origem da palavra, em inglês Chiropractic, é a junção de duas palavras Gregas “keirós”, mãos, e “práxis”, prática, e significa “prática com as mãos”.

Recentemente, estudos criteriosos evidenciam a eficácia clínica do tratamento para diversas condições como lombalgias, cervicalgia, algias pélvicas, dor facial, cefaleias, dorsalgias, condições de membros superiores, inferiores, tórax e abdominais, etc.

Não há restrição de idade para o tratamento, que pode ser feito por recém nascidos até idosos. Entretanto, como qualquer outro método terapêutico, a Quiropraxia apresenta contra indicações específicas. A verificação de pacientes que podem se beneficiar com o tratamento é realizada por um profissional habilitado que realiza um exame criterioso durante a avaliação inicial. 

Por isso, ao buscar um tratamento de Quiropraxia certifique-se que o profissional que irá te atender possui formação acadêmica. São mais de 100.000 profissionais atuando no mundo todo, segundo a Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic – WFC). A Quiropraxia é regulamentada como uma profissão independente em diversos países e atua em sistemas públicos de saúde em países como Austrália, Dinamarca, Suíça, Canadá, EUA, etc.

Como é a avaliação?

A consulta é similar a outras profissões na área da saúde. Inicialmente o quiropraxista realiza algumas perguntas que buscam conhecer a condição de saúde do paciente, pessoais e familiares, e situações que possam ter importância para o tratamento. Em seguida são realizados exames físicos como a análise postural, análise da marcha, avaliação da amplitude de movimento das articulações afetadas e palpação* articular que permite ao profissional estabelecer hipóteses sobre a condição clínica apresentada e desta forma decidir-se pela elaboração de um protocolo de tratamento ou pelo encaminhamento do paciente a outro profissional da saúde.

*Durante a palpação, procura-se identificar a presença de restrição ou disfunção das articulações, músculos, fáscias, ligamentos, e a presença de dor em algumas regiões palpadas do corpo são também um sintoma importante para o diagnóstico.

E o tratamento?

Várias técnicas podem ser aplicadas com o objetivo principal de restaurar a mobilidade de um segmento articular. Entre elas o ajuste articular é o procedimento utilizado com maior frequência. É um procedimento preciso e específico, direcionada às articulações que apresentam alterações biomecânicas específicas. Tem o propósito de restaurar a mobilidade, reduzir a dor e restabelecer a função articular normal. Outros procedimentos manuais como mobilização articular, orientação de exercícios, correção postural e técnicas de relaxamento muscular também são utilizados no tratamento dos pacientes.

É comum durante o procedimento de ajuste ouvir um som parecido com um estalido. Este som corresponde ao mecanismo de cavitação articular que ocorre durante a manobra de manipulação. 

O ajuste gera efeitos fisiológicos locais e sistêmicos como a diminuição de dores, aumento da amplitude do movimento, diminuição da tensão muscular, aumento do fluxo sanguíneo periférico, diminuição da pressão sanguínea, etc.

Quanto tempo leva a recuperação?

O objetivo é sempre a rápida recuperação, mas depende de diversos fatores como idade, estilo de vida, há quanto tempo tem o problema, tipo de trabalho que realiza, etc. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses, para dores crônicas. A frequência das sessões pode variar, no início, de uma a três vezes na semana e vai “espaçando” à medida que há melhora.

Durante o tratamento é orientado exercícios específicos para a reabilitação e instruções de como corrigir e manter a postura corretamente, como parte da prevenção. 

César Akira Yamauchi – Quiropraxista e Acupunturista – Harmonia Ying Yang – acupuntura, massoterapia e quiropraxia – Rua Miguel Rachid, 895 – (11)2541-8427 – https://g.co/kgs/qGMzky

Comentários

5 4 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]