Por Dra Patricia Gracitelli
O que é e para quem é a Medicina de Estilo de Vida?
Que as pessoas estão vivendo mais é fato incontestável, mas é preciso também que se viva melhor.
Até alguns anos atrás era comum falar e exaltar o modo de vida das pessoas de uma ilha no Japão, ou de uma cidade na Armênia ou uma vila na Itália, onde a qualidade de vida era invejável.
Era comum atribuir essa qualidade de vida a um modo diferente de viver sem o estresse da cidade grande, sem as preocupações da vida moderna, ou devido aos seus hábitos alimentares.
O fato é que a cada dia surgem estudos que mostram que depende mais de nós mesmos e das nossas atitudes, do que de fatores externos, para vivermos melhor.
Segundo a Dra Patricia Gracitelli, endocrinologista, a Medicina de Estilo de Vida surgiu justamente como uma resposta ao modo de vida acelerado e pouco saudável que levamos no mundo atual. O estresse, alimentação inadequada, sedentarismo, abuso de cigarro, álcool e drogas, são as principais causa de doenças e de mortalidade.
As três principais causas de morte no mundo todo são relacionadas a esses problemas: em primeiro lugar, o infarto, em segundo o AVC (derrame) e em terceiro o DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). E, entre as dez principais causas, ainda temos demências, câncer de pulmão e diabetes.
A Medicina do Estilo de Vida foca em seis pilares que abrangem cuidados com a base da nossa saúde e, com isso, consegue prevenir, tratar e até reverter 80% dos casos de doenças crônicas como essas e 40% dos casos de câncer.
Os seis pilares são:
1. Alimentação saudável, rica em vegetais e pobre em carne vermelha e produtos ultra processados;
2. Atividade física regular, não só exercícios com hora marcada, mas uma vida ativa;
3. Sono adequado, com 7 a 9 horas de sono reparador por noite
4. Controle do estresse, com medidas que ajudem a relaxar e a ter autocuidado
5. Cessação de vícios (cigarro, drogas e uso desnecessário de medicamentos) e consumo consciente de álcool
6. Relacionamentos saudáveis
A Medicina do Estilo de Vida ainda não é uma especialidade no Brasil, mas é uma área de atuação que pode ajudar todo mundo, tanto para melhorar problemas de saúde, como para evitar que eles apareçam.
O objetivo é que as pessoas consigam ter uma vida mais longa, saudável e feliz, que é o que todos buscam.
Medicina de Estilo de Vida e Endocrinologia – pra você que quer ser o protagonista no cuidado com a sua saúde.
Dra Patricia Gracitelli – CRM 113018
Endocrinologista – Formada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo
Certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida pela ACLM (American College of Lifestyle Medicine) e CBMEV (Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida)
Instagram – @medicinadeestilodevida
Site – www.drapatricia.com
Fone: 30710189