Principal avenida, centro financeiro, um dos mais importantes cartões postais da cidade, a Avenida Paulista é um luxo só. Durante a semana, o vai e vem das pessoas e dos carros, a agitação, o trabalho. Nos finais de semana, o lazer, a mistura de tudo e, de vez em quando, palco das grandes manifestações.

Tem tanta coisa para fazer na Paulista que podemos passar um dia inteirinho por lá e não dá para ver tudo, mas simplesmente andar por aquela avenida larga e de prédios tão majestosos já é um passeio maravilhoso. 

Aos domingos sem carros, de bike, patins ou a pé, acompanhando as famílias, os artistas de rua enfim, não tem preço. Durante o dia ou à noite, em qualquer horário, tem gente, tem vida.

A arte está presente na Paulista de muitas formas e o que é melhor, com muitos espaços onde não se paga nada para visitar. No comecinho da avenida, no número 37, está a Casa das Rosas, instalada em um antigo casarão estilo clássico francês. Dedica-se a diversas manifestações culturais com enfoque para a literatura e poesia, mas também promove exposições. Entrada gratuita.

No número 52, está a Japan House, criada com o objetivo de trazer e destacar a arte japonesa. Um espaço clean que merece sua visita. Fica aberta de terça a domingo e é preciso agendar o passeio.

Um pouco mais à frente no número 149 encontra-se o Itaú Cultural, organização que promove a cultura de várias maneiras. Realiza pesquisas, abre espaços para os mais variados gêneros da arte, promove exposições, cursos e debates. O Itaú Cultural fica aberto de terça a domingo e a entrada é gratuita.

O Centro Cultural Fiesp fica no 1313 da Paulista. Possui um espaço de 5 mil metros quadrados, que se divide entre a galeria, com exposições itinerantes, o teatro e o espaço mezanino. Todas as atividades são gratuitas, mas com ingressos reservados.

O MASP, que é um dos mais importantes museus do país, fica no 1578. Impossível ir na Paulista e não dar uma passadinha por lá, para conhecer um dos mais importantes acervos de arte do Brasil. 

Todas as terças-feiras a entrada é gratuita.

O IMS – Instituto Moreira Sales está no número 2.424 e funciona de terça a domingo, entre 12h e 18h. Visitas para as exposições tem entrada gratuita, mas devido a pandemia, ainda é necessário o agendamento. O IMS promove também cursos, oficinas e eventos on-line.

A Paulista tem ainda os shoppings, cinemas, vários teatros, a Livraria Cultura no Conjunto Nacional, o Mirante do SESC e o Parque Trianon, na altura do 1.700. O parque, que vai completar 130 anos em 2022, tem 48 mil metros quadros, abriga espécies remanescentes da Mata Atlântica e outras consideradas exóticas. Fica aberto diariamente, das 6h às 22h.

Enfim, passar um dia na Paulista pode ser bem agradável para um grupo de amigos, para casais, para famílias, ou até mesmo sozinho.

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Celia Maria da Penha Mudo
Celia Maria da Penha Mudo
2 anos atrás

Belo roteiro desta amada Avenida. Parabens! quem não a conhece pode usá-lo como um guia feito com primor.

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]