Vivemos um momento em que todos tentam voltar à vida normal, se é que isso será possível. Depois da vacina, com a diminuição dos casos de Covid e a liberação, pelas autoridades, dos espaços públicos, as pessoas estão voltando a trabalhar, a passear, a praticar esportes, a ter uma vida social.

A prática de qualquer modalidade esportiva, coletiva ou individual, traz grandes benefícios à saúde física e mental de qualquer pessoa, e depois de um isolamento, uma pandemia, se torna ainda mais importante.

As atividades esportivas em lugar fechado ou que exigem muitas pessoas, podem ainda ser um risco, então uma alternativa é procurar algo que se possa praticar ao ar livre, individualmente ou no máximo, com uma pessoa. 

Alguns esportes individuais não exigem muito, outros, já precisam de um investimento financeiro, mas dá para escolher. Os mais conhecidos e talvez, mais acessíveis, são: natação, corrida, tênis de mesa, tênis, ginástica, caminhada, ciclismo. São atividades que podem ser praticadas na rua, no clube social, em uma academia e, exceto o tênis, as demais não exigem gastos consideráveis.

Tem alguns esportes mais ousados e que podem exigir um pouco mais do físico: boxe, capoeira, judô, jiu-jitsu, taekwondo. Aqui, além da academia, tem que ter um pouco mais de boa vontade e um bom professor.

E tem outros esportes mais radicais, que exigem um lugar e equipamentos específicos: alpinismo, montanhismo, canoagem, esgrima, golfe, rapel e até skate ou surf. Esses têm o benefício maior de serem praticados ao ar livre, mas exigem ousadia e coragem, também implicam em um investimento maior, porque precisam de um equipamento específico e de instrutores.Adotar um estilo de vida em que algum esporte ocupe momentos do seu dia é algo que se pode fazer sempre. Seja jovem ou adulto, até na chamada terceira idade, sempre é tempo e sempre dá pra escolher algo agradável que proporcione bem estar, saúde, lazer e uma vida social melhor.

E aqui vão algumas sugestões, as mais simples. O tênis de mesa precisa de um companheiro e não exige muito, além da mesa, rede, raquete e bolinhas. Normalmente, clubes sociais e entidades de bairro dispõem desse equipamento.

A ginástica é uma prática com exercícios especializados, exige orientação, flexibilidade e coordenação motora e uma das suas maiores vantagens é que esculpe o corpo. Excetuando as modalidades que normalmente levam a competições e exibicionismo, existe a ginástica laboral, exercícios praticados com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir lesões, e a ginástica aeróbica, muito comum em quase todas as academias.

O judô chegou ao Brasil no século XX, através dos imigrantes japoneses. Fortalece o físico, promove a defesa pessoal e faz bem para a mente e o espírito. Além do professor e de uma academia apropriada, precisa apenas das roupas adequadas.

Para a prática do ciclismo, além de uma bike devidamente equipada, o ideal é ter também roupas adequadas. Grande parte das cidades já possuem faixas apropriadas para os ciclistas, dispensa professor e o que é bem interessante são os grupos de ciclistas que se organizam para passeios noturnos ou em trilhas nos finais de semana.

E a atividade mais simples de todas é a caminhada. Basta ter uma roupa confortável e um par de tênis. A qualquer momento do dia para caminhar, embora seja mais adequado no começo da manhã ou no final da tarde.

O mais importante, porém, é se conscientizar de que a prática de qualquer atividade física deve fazer parte da nossa vida, não como uma obrigação, mas como uma atividade de lazer, que proporcione alegria e prazer.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]