Há coisa mais gostosa do que falar de comida?  Comer é um dos grandes prazeres do ser humano. E este tema será abordado frequentemente por aqui.

Alimento e ingredientes saudáveis são essenciais para o bem-estar do corpo e para a vida, como diz Rita Lobo, “comida de verdade” faz toda a diferença.

Todos sabem que o alimento mais completo é o leite materno. Mas… e o segundo mais completo, você sabe qual é?

Ele existe desde sempre. Já foi considerado prejudicial à saúde mas está reabilitado.  Ovos são nutritivos, fonte de proteínas e de gorduras boas, além de vitaminas e sais minerais. Podem ser consumidos todos os dias e têm fácil digestão. Segundo o Portal da UOL – uol.com.br/vivabem – o consumo de ovo “ajuda na saúde do cérebro e dos olhos, promove saciedade e beneficia pessoas com diabetes”.

A grande maioria das receitas de bolos, doces, massas, pães, têm a importante presença do ovo. Mais do que isso, o ovo é um grande quebra-galho. Quando se tem fome e não se tem tempo, quando a geladeira está um tanto esvaziada, um ovo frito não leva mais do que cinco minutos para ficar pronto, é um salvador da pátria! E se ele puder acompanhar um arroz ou no meio de um pãozinho francês….hummmmmmm, que delícia!

Uma das mais famosas preparações com ovos, disseminada pelo mundo e carregando consigo as características de cada região é o omelete , ou a omelete.  Ela pode ser consumida em qualquer das refeições, como prato simples mas que também pode receber sofisticação.

Omelette é uma palavra francesa e o prato tem a mesma origem. Frittata, Tortilla, Omelette souflé, Tamagoyaki, Scrambled, são variações do mesmo tema. Fazer essas delícias só requer boa vontade.

Junte quantos ovos quiser. Bata-os levemente até que clara e gema se fundam num quase creme. Daí pra frente vêem as diferenças (ah, com exceção da omelete souflé onde as claras devem ser batidas em neve).

Omelette é a francesa. É mais cozida em baixo e apenas gelatinizada em cima. Dobrada em meia lua, com o recheio entre as duas partes ou dobrada como envelope, com as dobras para baixo. Servida em qualquer das três refeições. 

Mas a Omelette Souflé pode ser um prato mais requintado. Feita com as claras em neve, fica leve e fofinha.

Omelette    
Omelette Souflé

Já a Frittata é italiana, cultuada e muito apreciada por lá. Servida no almoço, no jantar, num panino, como antipasto (quando enrolada e fatiada), em refeições mais formais. É o oposto da francesa. O recheio – queijo, presunto, verduras, legumes – vai misturado aos ovos. Dourada de um lado e do outro, quase uma torta. A brasileira é parecida com esta.

Frittata

A Espanha tem a Tortilla, parecida com a italiana mas comumente com batatas e cebolas.

Tortilla

O Scrambled americano, servido no café da manhã, são apenas ovos mexidos.

No Japão tem o Tamagoyaki. Ovos batidos com temperos orientais mais salsinha. São feitas camadas finas, uma a uma, cada uma enrolada sobre a outra, com uma técnica própria.

Tamagoyaki

Qualquer desses nomes, qualquer dessas formas de preparo, estimulam os sentidos. Olfato, paladar, tato, visão.  Há uma quantidade imensa de ingredientes que se relacionam muito bem com esses ovos batidos. E esses compostos recriam novas harmonias de sabores que satisfazem o mais exigente gourmet.  

Não esqueça: quebre os ovos pra fazer seus omeletes!

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]