POR DENISE NICOLINI
Se o momento exige passeios e viagens ao ar livre, uma boa opção é conhecer a cidade paulista de Brotas, que reúne uma diversidade de atrativos em meio à natureza e conta com uma ampla infraestrutura para os visitantes.
Distribuídos entre a cidade e a zona rural, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, além de inúmeras opções gastronômicas e pontos turísticos.
O local é perfeito para quem quer adrenalina ou, simplesmente relaxar, contemplar a natureza, fazer uma caminhada, tomar um banho de cachoeira ou de rio.
O município, conhecido como capital nacional do turismo de aventura também é destaque nacional pela concentração de cachoeiras. Além de estar sobre o Aquífero Guarani e contar com o Jacaré Pepira, um dos pouquíssimos rios limpos do estado de São Paulo, com corredeiras perfeitas para a prática de atividades de aventura, tem mais de 40 cachoeiras, das quais 20 abertas à visitação.
Brotas também possui diversas fazendas para visitação com culinária caipira, café rural, hospedagem, colheita do fruto no pé, ordenha de leite de vaca, cavalgadas, museu em casa típica de fazenda e diversas vivências da cultura do campo.
Ressalta-se que Brotas possui um comitê de enfrentamento à Covid-19, formado pelas secretarias de Turismo, Saúde e Desenvolvimento Social, capaz de garantir total segurança aos turistas, inclusive nas atividades ao ar livre.
O que fazer em Brotas?
Além do rafting (descida em rios com quedas d’água e corredeiras com bote inflável), considerado um dos melhores do país, realizado no rio Jacaré Pepira, Brotas oferece inúmeros atrativos. Dentre eles, destacam-se:
. Boia cross (descida em rios com quedas d’água e corredeiras com uma boia especial).
. Canionismo (exploração de cânions encachoeirados utilizando diversas técnicas, entre elas o rapel).
. Cachoeirismo (prática de rapel em cachoeira).
. Kaiak Rafting: descida em rios com quedas d’água e corredeiras, em “caiaques” infláveis e com equipamentos de segurança.
. Rapel (técnica de descida vertical).
. Arvorismo.
. Tirolesa.
. Cicloturismo.
. Cavalgada.
. Quadriciclo.
. Passeios off road.
. Pesca.
. Canoagem.
. Queda livre, entre outros, e mais recentemente também caiaque duplo.
Brotas também é famosa pela Areia que Canta, nascente gigante de águas cristalinas e cristais de areia superfinos que produzem som ao serem movimentados.
Fonte e fotos: https://brotas.sp.gov.br/secretarias/turismo/
www.brotas.tur.br/