Por Tatiane Moschella

Por que as dores no joelho são comuns com o avançar da idade?

Ao longo do tempo, as cartilagens e outras estruturas das articulações sofrem um processo de desgaste natural, esse desgaste é conhecido como artrose ou osteoartrite, e a articulação mais afetada do nosso corpo é o joelho. Além disso, existe uma segunda causa que pode ser resultado de algum dano causado nas cartilagens, seja por acidentes traumáticos, infecção, doenças reumáticas, entre outras.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% a 80% das pessoas com mais de 65 anos possui artrose, esse quadro é tão comum que representa de 30% a 40% de todas as consultas em ambulatórios de reumatologia no Brasil.

Quais são as causas da artrose de joelho?

Tudo o que sobrecarrega a articulação pode levar a degeneração da cartilagem, porém não há causas definidas. Obesidade, componentes genéticos e traumas podem contribuir no desenvolvimento e progressão da doença.

Como é feito o diagnóstico?

É muito importante uma boa avaliação médica com exames médicos específicos, podendo ser constatados, posteriormente, com exames complementares, como radiografias e, em alguns casos, associados a ressonância magnética para detectar a gravidade do diagnóstico.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a dor, inicialmente referida após esforços físicos mas, com a progressão da doença, pode ser relatada em atividades de vida diária e até em repouso. Conforme a doença progride a articulação pode ficar rígida, perdendo sua amplitude de movimento, o comprometimento da articulação pode ocasionar edema (inchaço), sensação de estalo ou atrito, alteração no formato do joelho e diminuição de força muscular.

Qual o tratamento?

Não há cura para a artrose! Após a conscientização da doença é importante uma mudança nos hábitos comportamentais. A prática regular de exercícios físicos, fisioterapia, hidroterapia, Pilates e dietas alimentares podem contribuir para adiar o desenvolvimento e progressão da doença. O uso de medicamentos para reposição de cartilagem, anti-inflamatórios e/ou corticóides podem ser administrados sob orientação médica para controle e alívio dos sintomas. E, em alguns casos, somente a intervenção cirúrgica e o uso de próteses podem ser eficazes para combater a progressão da doença.

Como prevenir a artrose?

Alimentação saudável, fisioterapia e a prática de exercícios físicos são os melhores aliados na prevenção de doenças como a artrose.  Uma musculatura equilibrada e com um bom fortalecimento evita a sobrecarga óssea e articular e garante uma qualidade de vida adequada.

Como enfrentar a artrose durante a pandemia da Covid-19?

A pandemia e o isolamento social têm sido um grande desafio para algumas pessoas que não se sentem seguras em realizar a fisioterapia presencial, porém o tratamento não pode parar! É imprescindível manter o acompanhamento médico e fisioterapêutico. Alguns exercícios podem ser realizados em casa, se acompanhados por um bom profissional, garantindo assim mesmo a distância o equilíbrio muscular adequado para o ganho de fortalecimento e alongamento muscular, sem aumento do quadro sintomatológico, que pode prejudicar e muito a qualidade de vida do portador de artrose de joelho.

Acredite na possibilidade de uma vida sem dor e procure ajuda sempre que for necessário!

Tatiane Moschella de Oliveira – Fisioterapeuta – crefito 3/41423-F – Pós graduada em Fisio respiratória, 20 anos de experiência em Fisio Ortopédica

@tatiane.moschella

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]