Não há como fugir do clima de Natal que invade o mundo.  Tudo se volta para este tema, mesmo os que não são cristãos, se rendem a esta atmosfera de união, família, alegria e confraternização. As casas, ruas, comércios, cidades, se empenham em transformar este período numa manifestação do espírito cristão. Cada um de nós, basta observar, quer fazer de sua decoração de Natal, a mais significativa pra si mesmo, só com uma pequena árvore ou com muitos enfeites.

Em Gramado

Se observarmos com atenção, vamos encontrar verdadeiras obras de arte com o tema de Natal, espalhadas pelo mundo. Os símbolos natalinos – em princípio bastante simples e comuns – sinos, velas, árvores, estrelas, recebem cores e brilhos de festa e, sozinhos ou mesclados, participam lindamente da composição do cenário final.   A árvore de Natal é um caso à parte. Desde as pequenas e estilizadas até as gigantescas, com decoração exuberante, estão por toda a parte. Casas e comércios montam as próprias árvores, cidades têm aquelas para turista ir ver e admirar. Já as luzes formam espetáculos de apresentação. Ruas e prédios inteiros se revestem de milhares de pequenas lâmpadas, brancas ou coloridas que, quando acesas, recebem movimentos e dançam, como num balé mágico, atraindo nossos olhos como se tivessem ímãs, nos deixando extasiados como crianças. 

As luzes. 

E a arte não se manifesta só no visual. Presépios vivos são montados e encenam a noite em que o menino Jesus veio ao mundo. Divulgam a história, a crença, a doutrina cristã que chegou até nós e mudou a história da humanidade. E tem o Ballet Quebra Nozes, clássico criado por Tchaikovsky, cuja relato  emociona pessoas de todas as idades, trazendo o espírito de Natal.  Para ouvir, as tantas músicas natalinas cantadas, entoadas, tocadas, declamadas e executadas por corais e orquestras, colorindo com sons todas as decorações e performances natalinas.

Em Curitiba
O Quebra Nozes

É arte pra todo lado.

O Natal deste 2020 será diferente. A arte deverá ser brindada e consumida dentro de casa. Ao contrário do que se possa pensar, ela não será limitada. Imagine cada casa, cada família, montando seu espetáculo particular. Cada encenação, cada decoração, cada música, será única. O mundo será invadido pela criatividade, pela disponibilidade de fazer do Natal o momento mágico da criação, do surgimento de uma nova vida, de uma nova esperança.

O Natal não faz Arte. Ele é Arte.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]