Cena comum de todos os finais de semana (exceto nos períodos de quarentena) é ver famílias inteiras, ou turmas de amigos, ou casais de namorados, aproveitando o sol nos gramados, fazendo piquenique, correndo, brincando, ou simplesmente descansando.

Esse é o Parque do Ibirapuera, que foi inaugurado em 1954, como parte das comemorações dos 400 anos da cidade de São Paulo.

Às vezes é chamado de “Central Park” paulistano, mas não é bem central, fica na zona sul, porém, é a maior referência em parques públicos de São Paulo, um dos mais visitados e mais bonitos cartões postais da cidade.

Impossível a qualquer turista vir à São Paulo e não visitar o parque, que é uma das maiores, se não a maior área pública de lazer e cultura dos paulistanos.

E não é para menos, o Parque do Ibirapuera, que tem as mãos de Oscar Niemeyer e Burle Marx, reúne mais de vinte atrações e acredito que a maioria dos paulistanos nem sabe disso. Arte, cultura, esporte e lazer, tem de sobra no Ibirapuera.

Para quem ama as artes plásticas tem de tudo, exposições diversas em vários espaços e muitas atrações gratuitas. 

Tem o MAM – Museu de Arte Moderna, com mostras de arte brasileira e internacional, além de seu rico acervo. Tem a OCA, outro espaço para eventos e exposições, que já abrigou os museus da Aeronáutica e Folclore.

Tem a Bienal, que ostenta um vasto arquivo histórico da arte moderna e contemporânea, além de promover em suas instalações, cursos, palestras e seminários. Tem o MAC – Museu de Arte Contemporânea, que fica fora do parque, mas que faz parte do complexo e que possui um arquivo com mais de 10 mil obras de arte. 

E tem também o Museu Afro Brasil, que através das pinturas, gravuras, livros, esculturas e fotografias procura relatar a história da cultura afro-brasileira, e tem também o Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira, um espaço dedicado a exposições promovidas pela Secretaria Municipal da Cultura. 

Mas tem arte ao ar livre no Jardim das Esculturas, com 30 obras de artistas brasileiros espalhadas entre o MAM, a Bienal e a OCA, em meio ao paisagismo de Burle Marx. 

Uma outra grande atração é o Planetário Professor Aristóteles Orsini, inaugurado em 1957 e que hoje é considerado um patrimônio histórico, científico e cultural da cidade. Suas atividades são voltadas para a área de astronomia e é ideal para visitantes de todas as idades. 

A Escola de Astrofísica é mais um espaço que merece atenção e que oferece uma biblioteca especializada sobre o assunto. Além disso, promove exposições, observações monitoradas com telescópios, palestras e cursos semestrais. 

Um outro local muito conhecido é o Auditório, criado para abrigar atividades culturais e musicais. Em tempos normais possui uma programação semanal diversificada, valorizando a música brasileira, mas que traz também atrações internacionais. Além de um espaço com 800 lugares, o edifício conta com um palco para shows ao ar livre e uma escola de música.

No Ibirapuera tem ainda a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, tem o Pavilhão Japonês tem um salão nobre e uma linda casa que homenageia a cultura japonesa. Ao redor, jardins e um lindo lago com as carpas.

O Centro de Convivência e Cooperativa é um espaço criado para exposições, oficinas e atividades como caminhadas, danças, meditação, alongamento, artesanato, música, entre outros. 

Voce gosta de animais, se preocupa com eles? Então, no Ibirapuera fica a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre. É para este local que são enviadas algumas espécies de animais silvestres resgatados, onde são devidamente cuidados por veterinários e biólogos, antes de serem soltos em áreas verdes da cidade.

Gosta de plantas, da natureza? Então não deixe de visitar o 

Viveiro Manequinho Lopes, que produz mudas de plantas para as áreas públicas de São Paulo. Tem ainda a Escola de Jardinagem, que oferece cursos, oficinas e palestras para quem deseja saber mais sobre jardinagem e quer ampliar seus conhecimentos sobre a natureza. 

Mas não acabou, tem o Herbário Municipal, que reúne todas as espécies de plantas presentes no Ibirapuera, devidamente catalogadas e identificadas, prensadas e secas, para serem preservadas para estudo. 

Quer praticar esportes? Vamos até a ciclovia do parque, que possui 2.745 metros de extensão, e onde o pessoal também faz caminhada e a meninada anda de skate.  

Em tem muito mais…O Monumento às Bandeiras, a Marquise, o Ginásio do Ibirapuera, o Parquinho, e mais, o espaço da antiga serraria, o lago, a fonte…

Tudo isso é o Parque do Ibirapuera, que não dá para conhecer em um dia apenas, e que representa mesmo a grandiosidade da nossa São Paulo.

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
4 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Salmon
Salmon
2 anos atrás

São Paulo não é só uma floresta de pedra rodeada de favelas. Há muita beleza na cidade

Elena
Elena
2 anos atrás
Responder a  Salmon

Eu amo essa cidade…é mesmo uma floresta de pedra, mas tem tantas belezas!

Maria José
Maria José
2 anos atrás

Excelente matéria sobre o Parque Ibirapuera! Ideal para todos tomarem conhecimento de todas atrações e atividades disponíveis.

Odilia D'Angelo
Odilia D'Angelo
2 anos atrás

Temos essa maravilha de parque, são tantas e tantas atrações a ver, conhecer, curtir!

4
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]