Existe um lugar muito especial em São Paulo onde todos se divertem e aprendem. Fica em um antigo prédio, o Palácio das Indústrias, construído há cerca de 100 anos, onde já funcionou até a prefeitura da Capital. E por lá tem coisas interessantíssimas, em especial para as crianças, mas que encantam também os adultos.

O Museu Catavento, um museu interativo, inteiramente dedicado às ciências, possui mais de 250 instalações, divididas entre seções denominadas Universo, Vida, Engenho e Sociedade. São espaços diferentes que, com sons e iluminação adequadas, criam atmosferas únicas e surpreendentes.

O espaço Universo é ideal para quem gosta de astronomia, para quem quer saber mais sobre a história da astronomia, sobre o homem na lua, o sistema solar, galáxias e meteoritos. 

Os visitantes podem acompanhar uma aula sobre o sol, as constelações e também podem ver planetas e estrelas em pequenos observatórios na parede. Não se pode esquecer das instalações que mostram como é o interior da terra, as cavernas e paisagens terrestres.

O espaço Vida entra no universo dos biomas, árvore da vida, mostra as aves do Brasil, a teoria da evolução, o corpo humano, a vida no oceano. Em uma estrutura gigante e colorida, os visitantes têm uma aula sobre DNA e RNA. 

Atenção especial para o borboletário, instalado no jardim interno, além de aquários de água salgada com curiosos peixes carnívoros e venenosos e ainda a sala de realidade virtual Dinos do Brasil. . 

No Espaço Engenho não dá para perder a experiência da sala das ilusões de ótica, que enganam a todos. Mas lá tem também experiências nas áreas de mecânica, som, eletromagnetismo, calor, fluídos, luz e ótica. 

É um dos locais mais divertidos, em especial e devido a uma série de experimentos que arrepiam os cabelos. Existe no local um gerador de Van der Graaf, uma das atrações mais disputadas por todos os visitantes.

O espaço Sociedade leva a pensar na ecologia, faz alertas e ensina maneiras de preservar nosso planeta. Lá tem também o laboratório de química e o espaço da nanotecnologia.  

Destaque para o monte dos Sábios uma parede de escalada de sete metros de altura onde o público se depara com quadros falantes.

O Museu Catavento tem muitas outras curiosidades e atividades que proporcionam aos visitantes aprendizado e diversão. Na área externa do museu é possível conhecer ainda equipamentos diversos, como por exemplo, a locomotiva Dübs, fabricada na Inglaterra em 1888 e que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. 

O Museu Catavento fica aberto de quarta a domingo, das 11h às 16hs. Visitas devem ser agendadas pelos telefones: (11) 3315.0051, (11) 3246.4140.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]