ESTAÇÃO DA LUZ

Passear de trem pode ser uma ótima opção para o turismo de um dia. Em São Paulo, Grande São Paulo e cidades vizinhas ainda é bem possível sair da rotina, admirar lindas paisagens, com todo conforto e com toda segurança, simplesmente passeando de trem. É um programa barato, que pode ser apreciado por toda família.

Aqui na capital, a CPTM criou o Expresso Turístico que sai da Estação da Luz, com três destinos: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí.

PARANAPIACABA

Paranapiacaba, um distrito de Santo André, oferece atrações culturais e ecológicas, como a Casa da Memória.​ o Museu do Castelinho e o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, onde os aventureiros aproveitam para fazer trilhas.

MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes, que integra o Cinturão Verde de São Paulo, oferece inúmeras atrações turísticas, roteiros rurais, culturais e ecoculturais. Uma de suas principais atrações é o Pico do Urubu, no alto da Serra do Itapeti, de onde se tem uma vista de toda a região. Tem ainda o Parque da Neblina, um espaço onde se promove o ecoturismo, numa área da Mata Atlântica. 

MUSEU FERROVIÁRIO

Jundiaí é forte na produção de frutas, em especial uva, morango caqui e figo. A cidade possui ainda belezas naturais da Serra do Japi e atrações como o Museu Ferroviário, da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, responsável pelo desenho do mapa ferroviário do interior de São Paulo. 

Campinas-Jaguariúna e a ABPF

No Brasil o transporte ferroviário não é tão valorizado como em outros países. Na Europa, por exemplo, é possível conhecer vários países apenas viajando de trem.

Aqui, desde a década de 1960, no governo do Presidente Juscelino Kubitscheck, os investimentos no transporte ferroviário foram deixados de lado. A política do então presidente deu preferência para o transporte rodoviário.

Com isso, aos poucos, as ferrovias que ligavam as várias cidades do país foram sendo abandonadas, em especial para o transporte de passageiros.

 

CAMPINAS-JAGUARIÚNA

Mas, existem os aficionados por estradas de ferro, que fazem questão de mantê-las funcionando, em alguns casos, fazem questão de reativá-las.

É o caso da Estrada de Ferro Campinas- Jaguariúna, controlada pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Além de reativar esse trecho da ferrovia, a associação preserva e restaura velhas composições.

Campinas-Jaguariúna é considerado um dos mais belos passeios de trem. O trajeto é feito por uma Maria Fumaça, restaurada pela associação. Ela parte de Campinas, com destino a Jaguariúna, num passeio que dura 3 horas e meia e tem duas paradas. Na primeira, Estação Tanquinho, o público aprende como funciona um trem a vapor. Na segunda parada, em Jaguariúna, os passageiros visitam um museu com roupas de época.

Ao longo do passeio, monitores vão dando informações sobre os locais por onde passam.

Reservas e outras informações pela site da ABPF

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
GLÓRIA Alves Santos
GLÓRIA Alves Santos
3 anos atrás

Nunca fiz viagem de trem
Mais fiquei bem interessada
Adorei a materia

Henrique
Henrique
3 anos atrás

Que matéria legal. Dá saudades de um tempo maravilhoso

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]