Calma, cheia de trilhas, cachoeiras e roteiros ecológicos, a pequena cidade de Cunha tem sido uma boa escolha para quem quer passear com segurança e tranquilidade.
A 233 km de São Paulo, fica no Alto Paraíba e dá pra chegar em pouco mais de 2h e meia, seguindo pelas rodovias Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Presidente Dutra. Com pouco mais de 21 mil habitantes, tem o privilégio de se localizar entre colinas e montanhas, nas serras do Mar, da Bocaina e da Mantiqueira.
E se engana quem pensa que não tem o que fazer por lá. Cunha é conhecida como cidade das cerâmicas, isso porque, possui em toda sua extensão vários tipos de argila. E os artesãos de Cunha ainda tem uma particularidade: utilizam uma técnica japonesa chamada “Noborigama” que transforma o barro em pedra, usando fornos de altíssima temperatura.
Existem dezenas de ateliês espalhados pela cidade e é preciso muito controle para não sair de lá com os braços carregados de cerâmicas ou porcelanas.
Outro passeio interessante em Cunha é ir até os campos de lavanda, existem dois, aliás, a cidade tem cheiro de lavanda. Normalmente, as visitas acontecem de sexta a domingo e você paga um preço simbólico para passear em meio às flores, podendo também admirar o pôr do sol, que é lindíssimo na região.
Fora isso, vai encontrar à venda muitos produtos à base de lavanda.
Mas com a natureza abundante, em terreno montanhoso, o mais comum nesta cidadezinha são as lindas cachoeiras e riachos de águas puras e cristalinas.
Aventureiros fazem a festa nesta região cheia de trilhas, com muito verde, paisagens deslumbrantes, para terminar banhos de cachoeira.
Tem a Cachoeira do Taboão, a de mais fácil acesso. Fica à beira da estrada que liga Cunha a Paraty, tem a Cachoeira Desterro, do Mato Dentro e do Paraitinga.
Destaque para a Cachoeira do Pimenta, com várias quedas d’agua. É a de mais fácil acesso e uma das mais visitadas. Por uma trilha dá para chegar a vários pontos dela e ainda nadar em suas piscinas naturais.
Outro destaque é a Cachoeira do Jericó, considerada a mais bonita, mas o acesso não é tão bom. A estrada é de terra e cheia de buracos, em dias de chuva melhor nem ir. Aventureiros bem preparados podem ir de bike pela trilha.
As trilhas são outro grande atrativo e muitas delas estão no Parque Estadual da Serra do Mar com entrada gratuita.O parque fica aberto todos os dias e, durante a semana é possível fazer a trilha do rio Paraibuna, que não precisa de monitores.
Mas um dos melhores passeios é a Trilha das Três Cachoeiras, que só acontece aos domingos, com grupos guiados e agendados antecipadamente.
Cunha faz divisa com Paraty e na estrada que liga as duas cidades tem uma trilha até a Pedra da Macela, a 1.800 metros de altura, de onde é possível ver, em dias claros, parte do litoral carioca, Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande.
E bem no início dessa estrada tem a Cervejaria Wolkenburg, uma fábrica de cerveja artesanal. Fica aberta para visitação pública apenas nos feriados e finais de semana. Visitante não paga para entrar e ainda tem direito a degustação.
E finalmente, nesses tempos de Covid, vale ressaltar que a cidade está seguindo as normas de acordo com flexibilização, restrição de horários e uso de máscara obrigatório para toda população.