É um dos mais importantes municípios do Brasil, ocupa a 5ª posição, excluindo as capitais, entre as mais importantes para a economia do país; abriga o maior porto da América Latina; é a 10ª cidade colocada no quesito qualidade de vida e ocupa a 36ª posição entre as cidades mais ricas do Brasil. (Dados divulgados pelo IBGE em 2019)

Não bastasse isso, Santos é a maior cidade do litoral paulista, com mais de 433 mil habitantes, e figura no Livro dos Recordes por possuir o maior jardim frontal de praia em extensão no mundo.

Santos é uma das cidades mais antigas do país, tem 475 anos, possui um grande valor histórico e, além das praias, oferece muitas opções de passeios.

Museu do Café

Para começar, seu centro histórico, cujas ruas são preservadas, é muito valioso. Possui museus e inúmeros edifícios antigos que revelam momentos de uma época muito importante do Brasil.

O Museu do Café é ponto obrigatório. Está instalado no centro histórico da cidade em um antigo casarão e conta a trajetória do grão, no Brasil e no mundo, com detalhes que vão desde o plantio até a xícara, além das curiosidades.

Museu Pelé

Tem o famoso passeio de bondinho, que percorre os principais pontos turísticos da cidade, e o Bonde do Café, um percurso um pouco mais sofisticado, com veículos originais dos séculos 19 e 20, vindos da Escócia, Portugal e Itália e condutores com roupas típicas. Um passeio de 40 minutos que proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

Imperdível é o Museu Pelé, instalado no Casarão do Valongo, edifício construído no século 19, hoje patrimônio histórico tombado pelo Condephaat. Lá estão expostos vários itens que pertenceram ao Rei, bolas, chuteiras, camisas, documentos e condecorações, que contam a trajetória do grande ídolo.

Praia do José Menino

Gostando ou não de futebol, visitar a Vila Belmiro também é uma boa opção. No Estádio do Santos FC tem o Memorial das Conquistas “Milton Teixeira” e dá para fazer um tour, conhecer a história do clube e o museu que abriga troféus, quadros, camisetas antigas e outros itens.

Mas Santos é praia, então são 7 km divididos pelos canais. As mais famosas são Ponta da Praia, Embaré, Gonzaga e José Menino. Quem quiser pode passear de escuna e conhecer a orla, admirar a cidade a partir do mar. 

Aquário Municipal

Não deixe de visitar também o Aquário Municipal, que é uma das grandes atrações da cidade e tem cerca de mil animais de mais de 120 espécies, entre tubarões, raias, pinguins e lobos marinhos.

Para finalizar, vale ressaltar que Santos tem ótimos e famosos restaurantes, ótima rede hoteleira, muitas baladas e points tradicionais para jovens, que aos poucos estão voltando seguindo os protocolos da Covid. Um dia é pouco para curtir essa cidade!

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Salmon
Salmon
2 anos atrás

Há também o orquidário e o passeio ao monte Serrat. As praias são munidas de chuveiros de água doce para as saídas. O turismo a Santos é uma boa opção para um final de semana

Humberto
Humberto
2 anos atrás

Santos tem uma linda bandeira com seu brasão e lema: ” Patriam Charitatem et Libertatem Docui”, que significa: À Pátria ensinei a caridade e a liberdade. Uma referência ao pioneirismo do hospital da Santa Casa (1543) e da luta dos Andradas pela independência do Brasil.

Última edição$ s por$ s
2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]