Apesar de um ano tão conturbado, e de todos os cuidados que ainda devemos tomar em relação à COVID, o Natal é uma data que não dá pra deixar passar sem um almoço, um jantar ou uma pequena reunião de família ou de amigos.

E para esses encontros, a maioria das pessoas gosta de seguir as tradições, ornamentando suas casas, comprando presentes, vivendo o clima do Natal.

Quem quiser compra tudo pronto, o mercado oferece dos mais simples aos mais sofisticados enfeites.

Mas quem tem o dom e a paciência pode confeccionar seus próprios enfeites com materiais comuns e baratos, até porque o dinheiro está curto pra muita gente.

Será que as pessoas sabem o significado dos diversos símbolos do Natal?

Segundo a tradição cristã, a árvore e o presépio, os dois mais comuns, devem começar sua montagem no primeiro domingo do advento, que é o período de quatro semanas que antecede o Natal. 

A montagem deve ser gradual e vai sendo feita aos poucos com a colaboração de toda a família. 

A árvore de Natal ideal é o pinheiro e simboliza vida e esperança, 

Seus enfeites, que são vários, também tem seu significado: a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade; o sino representa o anúncio do nascimento de Jesus; as velas acesas significam a presença de Jesus naquele ambiente; 

anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria a luz à Jesus; as Bolas coloridas representam os frutos das árvores. 

Outro símbolo muito significativo são as guirlandas, normalmente feitas com flores, frutas e ramagens entrelaçadas. Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nesta época.

Tem o Papai Noel, figura que não pode faltar, e que remete a São Nicolau, um bispo que jogava moedas nas chaminés das casas dos necessitados

De todos ele, o presépio é o que mais tem a ver com o verdadeiro sentido do Natal, uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. 

Agora, quem está com pouco dinheiro e não quer ou não pode gastar muito, pode simplificar e marcar a data com enfeites simples.

Por exemplo, pinhas que são bem baratas, você mesmo pode pintar e dão ótimos enfeites para a árvore, para as guirlandas ou decoração de mesa.

Caixas de presentes de vários tamanhos, que você mesmo pode montar, também ornamentam a árvore.

Dá pra fazer enfeites de mesa com garrafas pet vazias e pisca-pisca dentro delas, ou pinhas, ou bolas coloridas.

Você pode também reciclar materiais diversos e criar seus próprios enfeites com flores, brilhos e luzes.

E mais uma dica, você pode sair do comum, que são as cores vermelho, verde e dourado. Ouse, crie. 

No presépio, use seu dom. Você pode fazer os personagens de tecido, feltro, isopor, de durepox ou de crochê ( amigurumi – técnica japonesa ) Na internet existem vários modelos.

E se por acaso, você for deixar de lado os enfeites, não esqueça o verdadeiro sentido do Natal, abrace seus amigos, de máscara é lógico, abrace sua família, esteja ao lado deles e distribua amor e carinho. 

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]