Apesar de um ano tão conturbado, e de todos os cuidados que ainda devemos tomar em relação à COVID, o Natal é uma data que não dá pra deixar passar sem um almoço, um jantar ou uma pequena reunião de família ou de amigos.
E para esses encontros, a maioria das pessoas gosta de seguir as tradições, ornamentando suas casas, comprando presentes, vivendo o clima do Natal.
Quem quiser compra tudo pronto, o mercado oferece dos mais simples aos mais sofisticados enfeites.
Mas quem tem o dom e a paciência pode confeccionar seus próprios enfeites com materiais comuns e baratos, até porque o dinheiro está curto pra muita gente.
Será que as pessoas sabem o significado dos diversos símbolos do Natal?
Segundo a tradição cristã, a árvore e o presépio, os dois mais comuns, devem começar sua montagem no primeiro domingo do advento, que é o período de quatro semanas que antecede o Natal.
A montagem deve ser gradual e vai sendo feita aos poucos com a colaboração de toda a família.
A árvore de Natal ideal é o pinheiro e simboliza vida e esperança,
Seus enfeites, que são vários, também tem seu significado: a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade; o sino representa o anúncio do nascimento de Jesus; as velas acesas significam a presença de Jesus naquele ambiente;
anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria a luz à Jesus; as Bolas coloridas representam os frutos das árvores.
Outro símbolo muito significativo são as guirlandas, normalmente feitas com flores, frutas e ramagens entrelaçadas. Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nesta época.
Tem o Papai Noel, figura que não pode faltar, e que remete a São Nicolau, um bispo que jogava moedas nas chaminés das casas dos necessitados
De todos ele, o presépio é o que mais tem a ver com o verdadeiro sentido do Natal, uma invenção de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus.
Agora, quem está com pouco dinheiro e não quer ou não pode gastar muito, pode simplificar e marcar a data com enfeites simples.
Por exemplo, pinhas que são bem baratas, você mesmo pode pintar e dão ótimos enfeites para a árvore, para as guirlandas ou decoração de mesa.
Caixas de presentes de vários tamanhos, que você mesmo pode montar, também ornamentam a árvore.
Dá pra fazer enfeites de mesa com garrafas pet vazias e pisca-pisca dentro delas, ou pinhas, ou bolas coloridas.
Você pode também reciclar materiais diversos e criar seus próprios enfeites com flores, brilhos e luzes.
E mais uma dica, você pode sair do comum, que são as cores vermelho, verde e dourado. Ouse, crie.
No presépio, use seu dom. Você pode fazer os personagens de tecido, feltro, isopor, de durepox ou de crochê ( amigurumi – técnica japonesa ) Na internet existem vários modelos.
E se por acaso, você for deixar de lado os enfeites, não esqueça o verdadeiro sentido do Natal, abrace seus amigos, de máscara é lógico, abrace sua família, esteja ao lado deles e distribua amor e carinho.