Seja por lazer ou esporte, andar de bicicleta é uma das mais prazerosas atividades que podemos praticar ao ar livre. 

Indicado para qualquer pessoa e não tem contra indicações.

São muitos os benefícios para quem decide fazer desse esporte um hábito, sendo que o ideal é procurar um espaço apropriado, embora já, há algum tempo, as autoridades municipais, não apenas da capital, mas de vários municípios do país, decidiram olhar com mais carinho para os ciclistas.

Até por isso, aumentou bastante a prática do ciclismo, que passou a ser visto como uma opção de locomoção para o trabalho. 

créditos: Marcos Santos / USP Imagens

A cidade de São Paulo possui mais de 500 km de ciclovias, além das ciclofaixas de lazer, que funcionam normalmente aos domingos.

No Brasil, outro bom exemplo é Fortaleza, que tem como meta tornar- se tornar a capital brasileira mais pedalável. Atualmente está em quarto lugar neste quesito, atrás de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Outra capital, Curitiba, é vista como um exemplo de criar espaços para o ciclismo. Já funciona na cidade a “via calma compartilhada”, onde os veículos circulam na velocidade limite de 40km/h ao lado de uma pista para as bikes.

Prática comum nas capitais mais desenvolvidas

créditos: Richard Pohle, Times.

Em várias cidades do mundo o ciclismo como boa alternativa de transporte já é uma realidade.

Na Inglaterra, a meta agora é a construção de super estradas especiais para ciclistas ligando Londres às cidades mais afastadas. O projeto arrojado já está pronto e a intenção é concluir em 20 anos.

Em Amsterdã, considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo, o ciclismo como alternativa de transporte urbano é tão real que, para 13 milhões de habitantes, existem 17 milhões de bicicletas. E os estacionamentos para as bikes estão próximos às estações do metrô, justamente para facilitar e estimular a prática.

Interessante é a cidade holandesa de Eindhoven, que tem a Starry Night, uma ciclovia que brilha no escuro, para aqueles que gostam de pedalar à noite.

Existem ainda várias outras cidades do mundo conhecidas por suas ruas cheias de ciclistas: Copenhague, Estrasburgo, Antuérpia, Tóquio, Berlim, Barcelona e Viena, entre outras.

Pedalar traz benefícios pra saúde

créditos: Richard Pohle, Times.

São muitos os benefícios para quem pratica o ciclismo.

Pedalar acelera o metabolismo, então emagrece, desenvolve o bem-estar, melhora a resistência muscular, melhora o fôlego, reduz o colesterol, regula a pressão arterial, controla a glicemia, elimina toxinas, melhora a circulação sanguínea, rejuvenesce. 

Além disso, se usada para o trabalho, ajuda a economizar. 

No lazer, te dá a oportunidade de conhecer muita gente e aumentar o seu círculo de amigos.

Existem no mercado bikes de todos os preços, até importadas com valor igual ou superior ao de um carro, mas o importante é que tenha todos os equipamentos de segurança. 

É preciso usar capacete e saber que existem algumas regras básicas para quem pretende andar na cidade.

Em São Paulo existem muitos parques com pistas para a prática do ciclismo, Villa Lobos, o Ibirapuera, Parque do Carmo. 

Aos domingos, tem a Avenida Paulista e o Minhocão.

Muito bom também é pegar estradas rurais, de terra mesmo, ou trilhas feitas especialmente para os ciclistas.

E então…vamos pedalar?

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]