Henri Rousseau no MoM

É sonho de muita gente conhecer museus e galerias de arte ao redor do mundo, mas isso é privilégio de poucos. Não é tão simples presencialmente, seria necessário muito tempo e dinheiro, mas virtualmente esta já é uma feliz realidade.

O site Google Arts&Culture, com a colaboração de museus do mundo, já disponibiliza milhares de obras de arte de vários países em vários idiomas, tornando possível, simplesmente através da internet, fazer uma viagem por diversos museus e galerias. 

O site não é novo, já tem dez anos, foi inaugurado em 2011, mas muita gente ainda não conhece, e a grande vantagem é que o Google reúne tudo em um só lugar. 

Monet no The National Gallery – Londres

Lógico que não dá para ver todas as obras expostas, as curadorias desses museus, até mesmo por uma questão de direitos autorais, escolhem aquelas que podem ser vistas, mas é possível acompanhar exposições maravilhosas e, de forma digitalizada, fazer passeios virtuais por dentro das galerias dos principais museus do Brasil e de outros países.  

Os usuários podem abrir obras raras em alta definição em seus computadores e através do street view dá para fazer passeios panorâmicos pelas galerias, dando ao visitante virtual a sensação de estar presente nesses locais. Além de acessar o site googlearts&cultures, é bom lembrar também que é possível baixar o aplicativo no celular e viajar pelo mundo das artes.

Primeira sala do Museu D’Orsay

Dá para visitar o Museu D’orsay, em Paris e conhecer sua história. O próprio museu já é considerado uma obra de arte, era uma estação ferroviária, construída para a Exposição Universal de 1900; ou ir até Museu Van Gogh em Amsterdã; ao MoMa – Museu de Arte Moderna de Nova York; ou ao The National Gallery de Londres, ou ainda ao The State Hermitage, na Rússia e Museu Kampa em Praga.

Arte da Itália: de Rafael a Ticiano no MASP

No Brasil, é possível acessar mais de 70 coleções de museus como o Masp, com o tour Acervo em Transformação; a Pinacoteca do Estado, o Museu Nacional, Instituto Inhotim, o Museu Lasar Segal, o Museu Imperial, o Museu Paulista, o Museu Histórico Nacional, entre outros. Vale ressaltar que cada museu oferece experiências diferentes, inclusive histórias sobre várias obras de arte.

Dá pra assistir também matérias especiais com imagens e textos sobre vários assuntos, como por exemplo, o Festival Internacional de Arte Urbana realizado no Peru, O Frevo e sua história, Manual dos Remédios Tradicionais Yanomani, O Morro do Corcovado antes do Cristo Redentor, Coleção Museu da Casa Brasileira, e muitos outros.

Manual dos Remédios Tradicionais Yanomani

No computador acesse www.artandculture.google.com. No celular basta baixar o aplicativo gratuito, tanto para Android como para iPhone.

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Célia Maria Da Penha Mudo
Célia Maria Da Penha Mudo
2 meses atrás

Não dá nem pra dizer, nos dias atuais, bem mais do que em qualquer outra época , como é importante trazer ao alcance de todos o que é o reflexo da vida, em suas variadas e ricas interpretações.

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]