Inhotim…de onde vem este nome?
Na verdade, ninguém sabe ao certo, mas existem algumas teorias.
Poderia derivar do nome de um minerador inglês, Sir Timothy, que teria morado no local, Senhor Timothy em português…“Nhô Tim”.
Outra hipótese vem dos quilombolas da região, que em seu linguajar, para falar “sim senhor” acabavam sussurrando “Nhô Sim”.
Existem outras hipóteses, nenhuma certeza, mas assim surgiu o nome do Instituto, fundado em 2006.
Instituto Inhotim, é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. É considerado o maior museu a céu aberto do mundo e está instalado em uma área de 140 hectares de Mata Atlântica, com floresta e jardim botânico, na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte.
Possui espaço para galerias que promovem exposições individuais e várias obras permanentes gigantescas, espalhadas por seus jardins. São centenas de trabalhos de cerca de 200 artistas de vários países do mundo.
O Instituto Inhotim tem também uma grande preocupação com a preservação da vegetação e o desenvolvimento da pesquisa botânica. Em seus jardins onde existem mais de 5 mil espécies de plantas nativas, de todos os continentes, algumas em extinção.
Atualmente, em função da epidemia da Covid, nem todos os espaços estão funcionando normalmente. Há o controle do número de visitantes e não são permitidas excursões.
Mas é possível visitar algumas galerias, com reserva antecipada.
O ideal é acessar o site que tem todas as informações sobre as visitas presenciais ou virtuais.
Informações: www.inhotim.org.br
Fone: 31 3571 9700
É certamente um lugar que todos devem conhecer…