Já que somos simples mortais e nem sequer podemos sonhar em ir para o espaço, como aqueles bilionários, até porque, antes disso, tem muita coisa para melhorar na Terra, temos uma sugestão muito interessante: uma visita ao Farol Santander.
É que, através da arte, podemos também imaginar o mundo. Sendo assim podemos visitar a exposição “Futuro Espacial”, a maior exposição já realizada na América Latina sobre este assunto, que aborda o presente, o passado e o futuro das missões espaciais americanas.
A Estação Lua, montada no 23º andar, criou um ambiente com som, iluminação, pisos e paredes, que nos remete à atmosfera lunar. Estão expostas fotos e objetos utilizados nas viagens ao planeta, uma réplica do Foguete SLS, que será utilizado nas próximas missões à Lua e Marte. Esse foguete está sendo desenvolvido pela Nasa e deve ficar pronto até o final do ano.
Há uma réplica reduzida da cápsula de Orion, também desenvolvida pela Nasa para exploração do espaço; e uma outra réplica da estação espacial Gateway, que deve servir como ponto de apoio aos astronautas.
“Dark Side of the Moon” é mais uma ala da Estação Lua, um mosaico de vídeos, áudios e textos, que reúne obras que se referem à Lua, inclusive músicas brasileiras.
Foram montados painéis comparativos interativos, que explicam as diferenças e semelhanças entre a missão Apolo 11, que levou o homem à lua pela primeira vez e as futuras missões do Programa Artemis.
Aí já estamos no 22º andar, onde o ambiente se torna alaranjado, rochoso, cheio de pedras, simulando o Planeta Marte. O Programa Artemis pretende, no futuro, levar os seres humanos à Lua, e posteriormente à Marte.
A exposição traz ainda réplicas de robôs e astromóveis, os veículos de exploração espacial usados em missões realizadas em Marte.
e um traje espacial que vai vestir a primeira mulher e o próximo homem que irão para a Lua nos próximos anos.
E mais, na exposição ainda é possível conhecer outros projetos da Nasa: a Estação Espacial Internacional, que será o maior laboratório espacial na órbita da terra e que já está sendo considerado uma das maiores conquistas da humanidade; a sonda New Horizons, criada para explorar as fronteiras do nosso sistema solar; a criação do Insight Mars Lander, modulo de pouso já em uso em Marte desde 2018; o rover Curiosity, que funciona a base de energia nuclear; a sonda solar Parker, que fará uma órbita ao redor do sol; o telescópio Hubble, há 30 anos em órbita.
Para visitar a exposição “Futuro Espacial” o ingresso custa R$25 e dá direito a uma hora e 45 minutos pelos dois ambientes. Pode ser aquirido no local ou através do site sympla.com.br.
O Farol Santander fica aberto de terça a domingo, das 9h às 20h e a exposição pemanece até dezembro.