A cidade de São Paulo como todos já sabem é aquela que abraça a todos. Em seus bairros, vilas e ruas, de alguma maneira, o mundo se faz representar, migrantes e imigrantes encontram aqui o seu caminho, constroem suas vidas, suas famílias.
É por isso que todos os paulistanos acabam adquirindo hábitos de outros povos, começam a admirar seus costumes, seguir suas crenças, respeitar seus dogmas, e as inúmeras festas temáticas e tão representativas para os diversos povos passam também a fazer parte da vida dos moradores da capital.
É o caso da Festa das Cerejeiras, que acontece todos os anos no Parque do Carmo e recebe sempre milhares de pessoas. Dentro do parque tem o Bosque das Cerejeiras com mais de quatro mil árvores de três entre as mais de 300 espécies – a Okinawa, Himalaia e Yukiwari e que, na floração, oferecem um verdadeiro espetáculo.
A Festa da Cerejeira tem um significado especial: é o momento que anuncia um período de renovação, que acompanha a transição do inverno para a primavera no Brasil. Mas em 2021 não tem festa, pelo segundo ano consecutivo, por causa da pandemia, a tradicional Festa da Cerejeira foi cancelada.
Porém, quem quiser, pode ir ao parque para admirar as cerejeiras em flor. No entorno do bosque, de sexta a domingo, estão instalados alguns stands com comidas típicas. A visitação da florada é pública e o parque fica aberto todos os dias até as 20h.
O Parque do Carmo fica na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951, Itaquera – Informações: (11) 2748-0010 / 2746-5001. É preciso seguir todos os protocolos sanitários, como o uso de máscara e respeito ao distanciamento social.
A Flor de Cerejeira e seus significados
A Flor de Cerejeira é a flor nacional do Japão. Significa a beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Não é adaptável a qualquer local e, em São Paulo, apenas três variedades tiveram sucesso.
Os japoneses aguardam com ansiedade essa época e organizam um evento chamado “Hanami” que é um ato de contemplação das cerejeiras em flor.
Existem lendas envolvendo a flor, que sempre foi muito admirada pelos samurais. Pelo pouco tempo de duração das floradas, é uma espécie associada à efemeridade da existência humana e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo.
As flores da cerejeira representam a fragilidade da vida, cuja lição é aproveitar intensamente cada momento, porque o tempo passa rápido e a vida é curta.
É uma flor que está presente e muitos aspectos da vida no Japão, é muito utilizada e estilizada nas artes, é muito usada na decoração e na tradicional arte do origami.
O fruto da cerejeira, a cereja, é considerado o maior símbolo de sensualidade, erotismo e sexualidade, principalmente pela cor vermelha intensa.