Quem chega na nova Estação da CPTM de São Miguel Paulista não pode deixar de admirar a enorme pintura da Capela de São Miguel Arcanjo, conhecida como Capela dos Índios, considerado o templo religioso mais antigo do Estado de São Paulo.
E é justamente essa capela, o tema preferido da artista plástica Adinéia Batatinha dos Santos, educadora aposentada, formada em Artes Plásticas, que já a retratou de várias maneiras, usando várias técnicas.
A artista diz que despertou para a arte desde criança, pois sempre gostou de trabalhar com as mãos, sempre gostou de desenhar e ganhou um incentivo extra quando conheceu uma amiguinha na escola, que desenhava mangás e que fortaleceu nela esse dom.
Prefere pintar algo que tenha história pois acredita que “cada tela é uma história”.
Para suas pinturas ela usa várias técnicas, as que ela mesma desenvolveu ao longo do tempo, e as que foi aprendendo nos inúmeros cursos de aperfeiçoamento.
Como todo artista, ela admira os grandes mestres Monet, Van Gogh, Leonardo da Vince e até o modernista Romero Brito.
Já participou de inúmeras exposições e ganhou vários prêmios da Associação Paulista de Belas Artes.
Atualmente, Adinéia tem um ateliê próprio e dá aulas de pintura sobre tela.
Neste período do isolamento social as aulas foram suspensas, mas ela trabalhou muito e a arte preencheu seu tempo, o que fez com que nunca se sentisse uma prisioneira por conta da pandemia.
“A arte estimula a criatividade, ajuda a criar, não dá tempo pra pensar em coisas ruins”, diz ela.
O Natal é sempre especial
O Natal tem um gosto especial para essa artista, aliás, não só para ela, mas para toda a família. É que, há 50 anos, sua casa, situada na Vila Curuçá – Zona Leste, é alvo de muita atenção.
Um lindo hábito que começou com sua mãe, D. Darci, hoje com 86 anos, faz com que todos queiram passar na rua Ivoturucaia, só para ver a bela decoração de Natal.
Tudo teve início com um simples pinheiro no jardim, e hoje a casa abriga uma linda iluminação, personagens, quadros, presépio, música. E a cada ano mãe e filha se aperfeiçoam e acrescentam novidades. Neste ano, a D. Darci acrescentou trabalhos em crochê.
A casa da artista Adinéia Batatinha dos Santos participa do concurso “Cidade Iluminada”, promovido pela Prefeitura de São Paulo.
Todos os anos a população e uma comissão julgadora escolhem as mais belas decorações em residências, hotéis, edifícios residenciais, comércio ou simplesmente janelas.
No ano passado, ela recebeu o troféu como a mais bela decoração da zona leste, escolhida pelo voto popular.
Quem quiser dar o seu voto para Adinéia Batatinha dos Santos deve acessar www.cidadeiluminadasp.com.br