É normal, quando o ano está chegando ao fim, que as pessoas comecem a avaliar o que passou. O que foi bom, o que foi ruim, vamos pesando os prós e os contras, as perdas, as conquistas, e tirando as conclusões.

Este ano foi difícil… 2020 decididamente foi para a história, e não acho que devemos esquecê-lo, devemos sim tentar tirar um aprendizado de tudo que aconteceu.

Muitas tristezas, muitos planos que não se concretizaram, uma doença que causou perdas para todos, tudo muito incerto, desemprego, desgraças, injustiças, muito além do normal.

Mas, mesmo assim, acredito que devemos agradecer por estarmos vivos, vamos ter fé e esperar que o próximo ano seja melhor. 

“Mandingas” de Ano Novo

No dia 31, seguindo a crendice popular, nos incumbimos de algumas obrigações para que o próximo ano seja melhor, para ter saúde, para ter amor, para ter sucesso financeiro.

Aí, acreditando ou não, as pessoas se vestem de branco buscando a paz, ou de rosa para encontrar um amor, vermelho para viver uma paixão, verde para ter saúde, amarelo para prosperar,

Na praia tem que pular as setes ondas, fazendo pedidos a cada uma delas, guardar folhas de louro, guardar as sementes de romã ou de uvas, comer lentilhas, tudo para ter sorte e abundância.

Muitos são hábitos e rituais adquiridos dos imigrantes vindos de outras nações, da África, Espanha e Chile, entre outros.


Cada povo seu costume

FONTE: TERRA

E cada povo marca este dia com costumes ou tradições, às vezes estranhas para muitas pessoas.
No Canadá uma das maiores tradições é mergulhar num lago quase congelado para receber o ano que está chegando.

Na Alemanha, entre outras coisas, costuma-se derreter chumbo na água. As figuras formadas predizem o futuro. Na Rússia, no último dia do ano, tem início um período de 10 dias de festas e são distribuídos presentes. 

Na Bulgária, as crianças vão de casa em casa, batendo nas portas e dando tapinhas nas costas de todos. Segundo a tradição elas trazem saúde e riqueza. A Holanda tem uma queima de fogos que começa às 10 da manhã e dura o dia todo. É um ritual para afastar os maus espíritos.

Na Itália para ser feliz e ter sucesso deve-se usar calcinha ou cueca vermelhas, na noite do réveillon. Na África do Sul, as pessoas dão boas-vindas ao ano novo arremessando móveis e eletrodomésticos nas ruas.  

Os tailandeses oferecem pratos festivos para os monges budistas, e as estátuas de Buda são lavadas com água contendo pétalas de rosa e jasmim. Eles cobrem as pessoas com argila branca e talco, que simbolizam a purificação e a renovação. 

Beijo à meia noite é comum nos Estados Unidos e Veneza.

Na Inglaterra a tradição manda abrir a porta dos fundos da casa para que o antigo ano saia por ela, dando espaço para um recomeço.

Enfim, são costumes que alegram, iludem, dão esperanças, mas que marcam e identificam cada nação.

O principal mesmo é não esquecer que tudo depende mais de cada um, do esforço no trabalho, da dedicação e amor pelo que faz e para com o próximo, da gratidão pelo que recebemos, do comprometimento com aquilo que desejamos.

E que 2021 seja um ano de paz, que possamos agir com bom senso, com equilíbrio, com sabedoria.

Feliz Ano Novo!

Happy New Year!

Bonne Anneé!

Felice Anno Nuovo!

Feliz Ano Nuevo!

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]