Chegou um dos melhores momentos para visitar a cidade de Holambra. É justamente nesta época do ano, período que antecede o início da primavera, que a cidade está mais bonita. Por causa da pandemia, a tradicional Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, não será realizada, mas a cidade está aberta para visitação, e como em todos os lugares, seguindo os protocolos da Covid.

Holambra é ideal para um passeio de um dia, fica a 130km de São Paulo, perto de Campinas e é considerada a cidade mais holandesa do Brasil. É a cidade das flores, responsável por 45% da produção de flores do Brasil, maior produtora da América Latina.

Com pouco mais de 13.000 habitantes, tudo em Holambra encanta e tudo lembra a Holanda: a arquitetura, a gastronomia, os costumes, as danças folclóricas, as pessoas e até os moinhos, encontrados em toda parte.

Para ver tudo que a cidade tem de interessante o ideal é fazer um city tour com um guia credenciado, porque algumas plantações só podem ser visitadas na companhia desses guias, e além do mais é uma forma de conhecer a história e as curiosidades de Holambra.

Para começar, um lugar indispensável é o Moinho dos Povos Unidos, cartão postal da cidade, uma estrutura de 38 metros de altura, réplica do tradicional moinho holandês, o maior da América Latina. No topo existe um mirante, aberto nos finais de semana e feriados, de onde é possível ter uma bela vista da cidade.

Outro passeio indispensável são os Campos de Flores, de inúmeras espécies, crisântemos, gérberas, lisyanthus, crista de galo, margaridas e o maravilhoso campo dos girassóis, entre tantos outros. É possível ver a produção, os cuidados dos agricultores e as técnicas utilizadas para cada espécie, criando o clima adequado para cada uma delas.

São muitas as belezas de Holambra: o Bloemem Park, com vários tipos de flores, inclusive rosas, mais de 30 espécies; o Deck do Amor, inspirado na Pont des Arts de Paris; o Parque Van Gogh, onde é possível caminhar entre as árvores e ver réplicas das pinturas de Van Gogh. 

O Museu Histórico e Cultural de Holambra também merece uma visita. Ele abriga a história da cidade, fundada em 1948 pelos holandeses. Lá estão expostas, fotos, filmes, equipamentos usados pelos antigos agricultores e a réplica de casas típicas. O Museu fica aberto aos sábados, domingos e feriados, das 10:30h às 16:30h.

Finalmente, um outro atrativo de Holambra é a gastronomia. Tem muitos restaurantes que servem pratos típicos, tem docerias, fábricas de biscoitos e doces, inclusive doces de flores. As ruas da cidade são típicas, com detalhes interessantes: orelhão no formato de flores, tamancos holandeses gigantes e até uma rua cheia de sombrinhas coloridas.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]