O Tesouro Direto é a plataforma do Tesouro Nacional para permitir que pessoas físicas comprem papéis do governo federal pela internet. Possibilita ao investidor fazer aplicações com valores a partir de R$30,00, oferece liquidez diária, proporciona (dependendo do título escolhido) ganhos reais acima da inflação e os investidores podem aplicar por meio de diversos bancos e corretoras de valores. 

No Tesouro Direto há várias opções de títulos públicos à venda para diferentes perfis, onde é possível escolher os indexadores do rendimento (IPCA ou SELIC), prazos de vencimento e o fluxo de recebimento dos juros. A escolha do melhor título público, como qualquer investimento, requer algumas definições essenciais, entre elas, o prazo em que você quer deixar o dinheiro investido, em função de seus objetivos de curto, médio e longo prazos e o nível de risco que está disposto a correr. 

Nos papéis pós-fixados, você conhece os critérios de remuneração, mas só saberá o retorno total do investimento no momento do resgate, uma vez que esses papéis são atrelados a um indexador que pode variar, por exemplo, o IPCA e a SELIC. Os títulos mais recomendados para investidores conservadores, os pós-fixados atrelados ao IPCA (inflação), garantem rentabilidade real, ou seja, rendimento superior à inflação, qualquer que seja ela no período do investimento. A taxa de juros real é determinada no momento da compra dos títulos, isto é, no momento da aplicação. 

Nos prefixados, no momento da compra você sabe exatamente quanto vai receber de retorno, desde que faça o resgate apenas no vencimento do título. Entretanto, estão mais sujeitos a perdas. De um lado, por uma eventual elevação da inflação, em relação àquela prevista para o período no momento da aplicação.  Além disso, títulos prefixados, quando resgatados pelo investidor antes do prazo, podem gerar prejuízos decorrentes da flutuação diária dos preços desses papéis. Neste sentido, não são recomendados para investidores com pouco conhecimento dos mecanismos que influenciam essas oscilações. 

Quando você faz um investimento via Tesouro Direto você está financiando a dívida pública federal, ou seja, comprando um papel (título) que garante o recebimento daquele empréstimo em determinado prazo e com determinada remuneração. O preço é o valor de cada título posto em negociação. A rentabilidade do papel nada mais é do que o juro que o governo paga ao investidor para que ele financie sua dúvida.

Há um custo envolvido nessa aplicação, chamado de taxa de custódia do Tesouro Direto, que é valor pago à instituição (B3), que mantém a guarda dos títulos públicos e, também, disponibiliza as informações e movimentações de saldos ao investidor. A taxa de custódia, cobrada semestralmente, equivale a 0,25% ao ano sobre o valor investido que superar R$ 10.000,00. Além da taxa de custódia, alguns bancos e corretoras cobram a taxa de administração. É importante pesquisar, nos bancos e corretoras, os percentuais e a periodicidade dessa taxa, lembrando que há várias corretoras, que não cobram essa taxa. O site do Tesouro Direto (www.tesourodireto.com.br) é bastante simples de consultar e operar, contendo todas as informações necessárias para sua aplicação, em especial,  a lista de instituições oficialmente credenciadas a operar com os títulos públicos.

O imposto de renda incide sobre essa aplicação e é retido no momento do resgate. É regressivo, isto é, quanto mais tempo você deixar o dinheiro na aplicação, menos pagará de IR. A alíquota começa em 22,5% sobre o lucro nominal obtido, podendo ser reduzida para até 15%, dependendo do tempo em que o dinheiro permanecer investido.

Não há investimento sem risco, nem mesmo a caderneta de poupança, o que vale também para o Tesouro Direto. No entanto, investir em papéis públicos é bastante seguro. Comece abrindo uma conta em uma corretora credenciada no Banco Central e autorizada a operar no Tesouro Direto. Dentre essas, dê preferência aquelas com menores taxas de custódia e administração.  Informe que quer investir no Tesouro Direto e solicite à corretora para que faça seu cadastro junto ao Tesouro Nacional. Na sequência, você vai receber um e-mail com uma senha provisória para acessar a área restrita da plataforma do Tesouro Direto. Complete seu cadastro, cadastre sua senha definitiva e leia todas as informações disponíveis no site. Por fim, escolha o título que atende os seus objetivos. Defina o valor a ser investido, dê a ordem de compra e comece a investir. Tomara que você faça disso uma agradável rotina.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]