Recordam-se do primeiro item do Planejamento Financeiro mencionado no post anterior ─ Conheça e registre numa planilha a situação atual: Renda Mensal, Despesas Mensais, Dívidas e Investimentos? Vamos detalhar um pouco mais como se faz isso

Há uma infinidade de aplicativos (apps) disponíveis na internet para planejamento e controle financeiro pessoal, grande parte deles gratuitos. Há desde os bastante simples de fácil manuseio, independente do seu nível de conhecimento da tecnologia e outros, mais sofisticados, que demandam maior intimidade com essas ferramentas. A rigor, todos eles são planilhas do nosso já conhecido Excel e, portanto, você pode em seu próprio equipamento (notebook, desktop ou celular), sem precisar usar a internet, fazer a sua própria planilha adaptando-a à sua realidade, Vamos ver um exemplo simples na planilha a seguir. Antes de abri-la, algumas informações básicas:

 1 – Essa ainda não é a planilha de controle. É apenas o retrato da sua situação atual. Como você está gastando o seu dinheiro. Use os valores gastos no mês anterior. 

2 – Adapte a planilha à sua realidade. Exclua ou insira linhas, modifique os nomes dos itens, valores e títulos; faça o que achar necessário para que ela te ajude nas decisões futuras.

3 – Por enquanto, não considere o pagamento de juros para o banco ou o cartão de crédito. Isso é apenas conseqüência de sua situação atual. Vamos tratar disso mais adiante.

A planilha que você vai abrir é apenas um modelo. Note que a linha final é cor de rosa, ou seja, o melhor dos mundos: você consegue pagar todas suas contas e ainda sobra prá investir. A vida real, por vezes, é diferente, Vamos falar disso muito por aqui. Até a próxima semana.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]