Embora existam controvérsias quanto a comemoração de datas como essa, 26 de agosto marca o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A data foi criada como uma ratificação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que aconteceu neste mesmo dia, em 1789, na França.

É uma data que comemora as conquistas das mulheres ao longo da história, na luta por igualdade entre os gêneros e, talvez, sua maior importância esteja no fato de promover reflexões sobre a questão do poder e dos privilégios, que sempre favorecem os homens. O objetivo, é lógico, é combater a desigualdade.

Ao longo dos anos, graças aos movimentos feministas, que sempre são tão criticados, as mulheres foram conquistando espaço na sociedade como, por exemplo, o direito ao voto. O que aconteceu em 1893 na Nova Zelândia, chegou aos Estados Unidos em 1920 e foi a partir daí que mulheres do mundo começaram os movimentos para adquirir esse direito. No Brasil chegou em 1932.

Mas esta é apenas uma das conquistas, existem outras de igual importância como o fim do preconceito, a equiparação salarial, a entrada no mercado de trabalho e na vida política, as oportunidades, e outra de maior gravidade que é a luta pelo fim da violência contra a mulher. 

O Brasil, segundo o Fórum Econômico Mundial, ocupa uma das piores colocações no ranking que mede a igualdade de gênero. Entre 153 países está na 92ª posição e entre os 25 países da América Latina e Caribe, está na vergonhosa 22ª posição. Ainda segundo o Fórum, para eliminar as desigualdades de gênero no Brasil seriam necessários 59 anos.

Nas últimas décadas, as mulheres conquistaram avanços em vários aspectos, embora ainda existam muitas diferenças. 

Cronologia das conquistas femininas no Brasil:

– 1827 – Meninas foram liberadas para frequentarem a escola.

– 1852 – Primeiro jornal feminino

– 1879 – Mulheres conquistam direito de acesso à faculdade

– 1910 – Criado o primeiro partido político feminino

– 1932 – Mulheres adquirem direito ao voto

– 1962 – Criação do Estatuto da Mulher Casada

– 1977 – Aprovada a Lei do Divórcio//- 1979 – Direito à prática do futebol

– 2006 – Criada a Lei Maria da Penha

– 2015 – Sancionada a Lei do Feminicídio

– 2018 – A importunação sexual feminina passa a ser considerada crime

Talvez a situação mais preocupante no momento seja em relação à violência contra a mulher, que atinge níveis alarmantes, basta ver que as últimas conquistas se referem a essa questão, o que significa uma vitória, mas é preciso que haja mais empenho e que não se esqueça de todas as demais lutas e objetivos. 

Menos preconceito contra as mulheres ou contra os movimentos feministas, mais respeito para com as diferenças, mais valorização da mulher, mais união nessa luta.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]