Entre as infindáveis comodidades e facilidades que a tecnologia digital nos proporciona, poucas nos fazem tão bem quanto aquelas que nos permitem evitar filas nos bancos e caixas eletrônicos. Embora ainda persistam, em parte pela exclusão digital de boa parte da população, as filas deixaram de ser um destino inevitável e doloroso para muita gente.  O conforto gerado pela nova situação, faz com que nos adaptemos rápida e facilmente às novas tecnologias, que surgem a cada dia. Entretanto, junto com as novidades tecnológicas vieram os riscos, que permeiam todas as nossas atividades nas redes, sejam elas formais como as bancárias, sejam as informais como nas redes sociais.

Tentativas e realizações de fraudes e golpes passaram a fazer parte do cotidiano de correntistas e investidores, causando largos prejuízos financeiros e emocionais às vítimas. A cada novo aplicativo lançado pelos bancos, os golpistas encontram meios de fraudá-lo, através da invasão de computadores, notebooks e, os mais visados e vulneráveis, aparelhos celulares. Esta é uma ação conhecida como “phishing” (pescaria digital), pela qual os falsários buscam acessar dados pessoais e bancários. Diariamente, recebemos e-mails, mensagens de Whatsaap e MSN, que tentam nos direcionar para links e sites com a única finalidade de roubar nossos dados bancários, entre eles, a indispensável senha de acesso. Os bancos tentam isentar-se de responsabilidade, argumentando que seus programas e aplicativos são seguros, resultado de investimentos de bilhões de reais por ano em tecnologia de segurança.

Neste caso, parece-me que os bancos têm razoável parcela de razão. A maioria das fraudes e golpes decorrem de descuidos dos usuários no manuseio de seus dados e senhas, da ingenuidade em relação às mensagens falsas e da exposição imprudente a situações de furto e roubo dos celulares e notebooks. Para ajudar nossos leitores, listamos a seguir algumas providências, que podem minimizar os riscos envolvidos em nossas transações financeiras e comerciais através da internet.

Preste muita atenção a qualquer mensagem recebida, ainda que seja de destinatário conhecido. Muitas vezes, o endereço do remetente é bastante semelhante à de seus contatos (bancos, empresas, pessoas etc.). Essa semelhança costuma enganar e dar uma falsa sensação de segurança.  O maior perigo está na abertura de anexos e links enviados por mensagens suspeitas. Jamais abra esse tipo de anexo ou link e não responda às mensagens que solicitam dados pessoais e confidenciais. Os bancos não cansam de avisar que não solicitam esse tipo de informações por e-mail e pelas redes. 

As redes sociais, também, são um terreno perigoso para navegar sem os devidos cuidados. Evite expor informações pessoais, financeiras e corporativas nas redes sociais e configure a privacidade de suas postagens. Jamais coloque suas informações pessoais em formulários de promoções fora do site oficial da empresa ofertante. Tome cuidado ao participar de ações solidárias nas redes sociais, porque existem sites específicos para captura de dados pessoais, que induzem e seduzem, por meio de brindes, usuários a compartilharem seus contatos.

Atenção para o maior de todos os perigos: a proteção de suas senhas. Nunca compartilhe senhas; não use a mesma senha para diferentes aplicativos; crie senhas mais complexas, utilizando-se de letras, números e caracteres; não utilize datas de aniversários como senhas; utilize, sempre que disponível, a verificação em duas etapas, isto, é, serão necessárias duas senhas para abertura do programa, aplicativo, ou até mesmo, do seu equipamento; troque as suas senhas, pelo menos as mais importantes, periodicamente e utilize, quando disponível, as autenticações por biometria ou reconhecimento facial

Para o PIX, confira sempre o endereço do site em que você está inserindo o código da sua chave. Para evitar maiores riscos, faça o cadastro de sua chave PIX no ambiente seguro do seu banco através do internet banking; se receber imagens QRCode para fazer um pagamento, confira os dados da conta recebedora e o valor da transação antes de confirmar e, muito importante, desconsidere qualquer mensagem com pedido de transferências de dinheiro. Na dúvida, contate, por outros meios, a pessoa que está solicitando o dinheiro.

Nas compras on line certifique-se de que está na página oficial da loja; não utilize computadores ou redes wi fi públicas para realizar compras online; cuidado com links com ofertas imperdíveis; verifique se a empresa oferece meios seguros de pagamento e dê preferência ao cartão virtual ao fazer compras na internet.

Por último, tenha no celular, apenas os aplicativos financeiros, que você utilizaria numa emergência. Todos os demais devem permanecer e serem utilizados a partir do seu computador pessoal em casa ou no trabalho. Nas ruas, atenção contra furtos, roubos e sequestros. Nesses casos, haverá muito pouco a fazer para proteger suas senhas. A prioridade é a vida.

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