Uma boa maneira de aproveitar seus momentos de lazer é sair pelas ruas da sua cidade para descobrir o que ela tem de melhor. E aqui em São Paulo tem tantas coisas pra gente descobrir, ela é tão rica de lazer, de cultura, de curiosidades…

Recentemente, a Rua Três Rios, no Bairro do Bom Retiro, foi eleita, pela publicação britânica “Time Out”, a rua mais legal do Brasil e uma das trinta mais legais do mundo, ficou em 7º lugar na classificação, à frente de ruas grandes países, como Singapura, Portugal e Argentina.

A Revista é um guia para as melhores atividades e cidades do mundo e nela foi destacado o valor histórico da área do Centro de São Paulo, onde está localizada a rua, considerando sua identidade “diversificada e em constante evolução”.

Pinacoteca do Estado

A Rua Três Rios é principalmente conhecida porque sedia a Pinacoteca do Estado, um dos mais importantes museus do país, com acervo próprio da maior relevância cultural. É reconhecida também por abrigar várias gerações de famílias de imigrantes. Ao longo do tempo, passaram por ali italianos, coreanos, gregos, bolivianos e europeus de várias nações.

Possui rico e variado comércio, com restaurantes de comida brasileira e coreana, e docerias. Em suas imediações, destaque para um restaurante especializado em comida grega ( Rua da Graça ), um outro em comida coreana ( Rua Guarani ), e uma padaria com um famoso café gelado, na esquina da Rua Prates.

A escolha é feita pelos moradores de cada bairro, que fazem as sugestões e os editores da revista analisam de acordo com o que a rua oferece – comidas, bebidas, cultura e vida noturna. Um item bastante importante também é o sentimento da comunidade em relação ao lugar onde moram

FATEC

A Rua Três Rios recebeu esse nome em homenagem a Joaquim Egídio de Souza Aranha, Marquês de Três Rios, que morou na “Chácara Bom Retiro”, e que hospedou, em 1883,  a Princesa Isabel e o Conde d’Eu. Começa na rua Afonso Pena, e termina na rua Silva Pinto.

Em outros tempos, o Solar do Marquês de Três Rios sediou a Escola Politécnica da USP e depois a FATEC e a ETESP. A rua abrigou também a antiga sede da Escola de Farmácia, Odontologia e Obstetrícia de São Paulo

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Neste edifício histórico funciona hoje a Oficina Cultural Oswald de Andrade, que promove diversas atividades de formação e difusão abordando diferentes linguagens artísticas como artes cênicas, artes visuais, audiovisual, gestão cultural, espetáculos de dança e teatro, exposições, literatura, moda e música.

Nesta rua, no número 252, tem também a Casa do Povo, um centro cultural inaugurado em 1953, através de um esforço coletivo da comunidade judaica progressista. É um espaço de reflexão crítica, comprometido com o pensamento e que atua como um lugar de memória, da imigração judaica, da história da esquerda no Brasil e das vanguardas culturais de São Paulo.

Casa do Povo

Para os editores da revista Time Out, que idealizou esse ranking para pessoas impedidas de viajar por conta da pandemia, é possível explorar beleza e diversidade ao redor de cada cidade…E eles tem toda razão até porque alguém disse que “a beleza está nos olhos de quem vê”. 

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]