A apenas 70km da Capital, seguindo pela Raposo Tavares, pouco mais de uma hora apenas, viajando de carro, está a cidade de São Roque, a “Terra do Vinho”.

Tem tranquilidade e muito verde, tem qualidade de vida, muitas belezas e muitos lugares para conhecer, inclusive parte da mata atlântica ainda preservada.

Sua tradição vem dos imigrantes italianos e portugueses, que no final do século 18 se estabeleceram por lá, e como a terra era boa, investiram na plantação de uvas e na produção de vinhos. 

A cidade possui muitas vinícolas e passeios diversos por todas elas, que oferecem a oportunidade de conhecer a sua história, as tradições, o processo de produção dos vinhos e ainda incluem degustações.

No roteiro do vinho os visitantes podem passear à vontade e não pagam nada por isso, mas têm a sua disposição ótimos restaurantes, produtos típicos e a chance de desfrutar de momentos junto à natureza.

Algumas vinícolas incluídas nesta rota são: Terra do Vinho, Vinhos Frank, Vinícola Palmeiras, Vinícola Goes, Bella Aurora, Bella Quinta, Vinícola Sorocamirim, Vinhas Sant Cecília, Vinhos XV de Novembro, Real D’Ouro, Ferreira e Passero, e muito mais.

São Roque tem também atrações para as crianças. O Ski Montan Park é um complexo com uma pista de borracha com cerdas deslizantes que, molhada com água e sabão, dá para praticar esqui e snowboard. No mesmo espaço tem tobogã, paintball e arvorismo, entre outros.

Para quem aprecia história e arquitetura, São Roque tem um belo conjunto bandeirista – a Capela de Santo Antônio, que preserva relíquias originais do século 17 e a Casa Grande do Capitão Fernão Paes de Barros. As duas construções ficam no Sítio Santo Antônio, que pertenceu ao escritor Mário de Andrade.

O Centro Educacional e Cultural do Brasil dá a chance de conhecer o conjunto arquitetônico, histórico e natural da cidade. Está instalado nos prédios de uma antiga tecelagem, fundada em 1890. O local tem biblioteca, uma trilha ecológica e ainda oferece cursos culturais e profissionalizantes.

Em qualquer época do ano a cidade tem atrativos e no outono dá para admirar as árvores de plátanos, que embelezam as ruas. 

No mês de outubro, a cidade promove um grande evento, a Expo São Roque, com exposição de produtos, em especial vinho e alcachofras, com shows e manifestações folclóricas, como a famosa “pisa da uva”.

A gastronomia é outro grande atrativo de São Roque, que possui muitos restaurantes com pratos diferenciados e, lógico, acompanhados de vinhos. 

Um local muito visitado é a Fazenda Angolana, que funciona de sexta-feira a domingo e nos feriados. Ideal para toda a família, inclusive crianças, oferece muitas atividades: tirolesa, arvorismo, aldeia tupi guarani, trilha ecológica e uma mini fazenda com animais domésticos.

Dá pra curtir muito a natureza em São Roque. Tem o Morro do Cruzeiro, onde é possível ir de carro ou a pé, e ter uma visão panorâmica da cidade; tem o Morro do Saboó, a Cachoeira do Carambeí e a Mata da Câmara, um pedaço de mata nativa com trilhas.

Certamente São Roque é um lugar para incluir no seu roteiro.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]