Sou paulista, paulistana, e amo a cidade de São Paulo. Considero essa cidade completa, tem de tudo e do melhor. 

Adoro andar pelas ruas da capital, do centro novo, centro velho e de bairros também. 

E uma das mais comuns edificações, onde quer que andemos, são as igrejas. Cada bairro tem uma, ou mais de uma, e de todas as religiões.

Adoro igrejas…catedrais ou simples capelas. Não pela religião em si, até porque eu acredito que não é preciso uma igreja para estar com Deus, se ele está em mim, está em todos os cantos; nem pelo luxo que algumas ostentam, mas pela beleza mesmo, pelo formato de suas cúpulas, de seus púlpitos, de suas torres, pelos vitrais tão significativos, que contam passagens da Bíblia, pelas obras de arte que representam seus santos, pelo música dos órgãos e corais, pela paz interior que é possível sentir em suas dependências.

São Paulo, essa cidade que mistura tantas raças e credos, reúne alguns dos mais belos templos, catedrais, igrejas ou capelas, do país e até do mundo. Cada um desses templos com sua história, com seus fiéis, com seus santos protetores.

Algumas se destacam. A Catedral da Sé, ou Catedral Metropolitana de São Paulo, em frente ao marco zero, foi a primeira igreja da cidade, é a mais alta, inspirada nas grandes catedrais medievais da Europa, tem capacidade para oito mil pessoas e é uma das maiores do Brasil e do mundo.

O Mosteiro de São Bento, no Largo São Bento, construído no estilo neorromânico, faz parte do conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção, do Colégio de São Bento e da Faculdade de São Bento. É habitado por 45 monges e todos os dias celebra missa em rito romano, com cantos gregorianos…Lindo demais!

O Mosteiro da Luz é a principal obra colonial de São Paulo, Patrimônio Cultural da Humanidade, construído em taipa de pilão.

Lá, e possível rezar diante do túmulo de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, e ainda conhecer o Museu de Arte Sacra de São Paulo, que possui importantes peças em seu acervo.

No Largo do Paissandu está a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que foi construída no período colonial e abriu suas portas para os negros. Destaque para a diversidade de detalhes nas pinturas das paredes.

Além dessas, no centro da cidade, tem ainda várias outras: a Igreja do Pátio do Colégio, Santuário e Igreja da Ordem Terceira – Largo São Francisco, Igreja Nossa Senhora da Consolação, Igreja da Boa Morte, Basílica Nossa Senhora do Carmo, Igreja Santo Antônio do Patriarca.

Se você procura um passeio simples, histórico, educativo e rico pelo centro da Capital, aqui vai mais uma dica. Vale a pena!

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]