Manter as finanças equilibradas significa, antes de qualquer coisa, contribuir para manter ou elevar um bom padrão de qualidade de vida. Embora não seja impossível, é difícil imaginar alguém dormindo tranquilo, sendo produtivo em seu trabalho e mantendo relações saudáveis com amigos, colegas de trabalho e familiares, quando se está pressionado por dívidas ou mesmo pela carência de bens e serviços essenciais (às vezes, os supérfluos também). 

O primeiro e decisivo passo na busca desse equilíbrio é fazer o seu Planejamento Financeiro e a partir dele, estabelecer controles, rotinas e atitudes, que lhe permitam cumprir esse planejamento. Vamos, então, listar as etapas do Planejamento Financeiro:

1 – Conheça e registre numa planilha a situação atual: Renda Mensal, Despesas Mensais, Dívidas e Investimentos.

2 – Analise, com realismo, sua situação. Aqui você define se precisa mudar de atitude com relação ao dinheiro. Caso conclua que está tudo bem, ainda assim, faça o seu planejamento. Vamos ver nos textos seguintes o que significa estar tudo bem.

3 – Porém, se você estiver entre os 70% de brasileiros, cujas contas não fecham no final de cada mês, a necessidade de mudanças é urgente. Você vai precisar adequar seu orçamento para que, no mínimo, consiga empatar receitas e despesas já no próximo mês. 

4 – Esse é apenas o começo. Você precisa considerar no planejamento, caso as tenha, o pagamento das dívidas em atraso (limpar seu nome; recuperar o crédito) e, creia, fazer sobrar para investir. 

5 – No próximo texto vamos começar a detalhar cada um dos passos para a epopeia da recuperação de seu equilíbrio financeiro. Aguardem.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]