Uma opção diferente para preencher momentos de lazer, é uma viagem de trem. Em nosso país, o transporte ferroviário nunca foi muito valorizado, mas existem entidades que trabalham pela sua preservação.

É o caso do Movimento de Preservação Ferroviária que apresentou um projeto para a revitalização do Trem Republicano, entre as cidades paulistas de Itú e Salto. E no ano passado, depois de 15 anos, o trecho foi finalmente inaugurado. O investimento foi alto, foram construídas pontes sobre o Rio Tietê, giradores de trens um em Itú, outro em Salto, e reformadas as estações das duas cidades.

Os nostálgicos passeios são apropriados para famílias, tem capacidade para 132 pessoas, mas neste momento de pandemia, funciona com apenas 50% da sua capacidade.

Na verdade, este é um passeio cheio de história, que começou no século 19, na inauguração da Estrada de Ferro Ituana, que aconteceu praticamente junto com a fundação do Partido Republicano Paulista, também chamada Convenção de Itú, em 1873, e que mais tarde foi importante para o fim da monarquia no Brasil.

Para esta viagem de 7km, que dura 40 minutos, em meio a paisagens rurais e urbanas, está sendo utilizada uma locomotiva a diesel, que pertenceu à antiga Companhia Mogiana de Estradas, com três carros temáticos. 

Ao fazer sua reserva, os turistas podem escolher em qual vagão pretendem viajar.

O vagão denominado “Boutique”, é uma homenagem ao cineasta Anselmo Duarte do premiado filme “O Pagador de Promessas”, e tantos outros, que é natural da cidade de Salto. Neste vagão tem espaço para pets.

O “Turístico” leva o nome de Olímpia Fonseca de Almeida Prado, esposa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, republicano envolvido nos movimentos da época. Este é adaptado para portadores de necessidades especiais. 

E tem ainda o vagão “Convencional”, que é chamado de Prudente de Morais, primeiro Presidente eleito pelo voto direto. Este é o de valor mais acessível.

O passeio conta com serviços de bordo e guias treinados, que contam a história da Convenção Republicana, curiosidades do Trem Republicano, das cidades de Itu e Salto e da região. São obedecidos todos os protocolos de proteção em relação à Covid, com o uso de máscaras, de álcool gel e distanciamento. 

Algumas agências de viagens promovem passeios que incluem visitas às duas cidades. Por causa da pandemia consulte antes os dias e horários das viagens. Para sábados e domingos é necessário fazer reserva antecipada. 

Mais informações acesse www.tremrepublicano.com.br

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]