Sampa!! Cidade grande. Metrópole. Gente demais. Trânsito, congestionamento. Falta tempo. Sobra trabalho e canseira. Dizem que é dura, pouco humana, sem sentimentos.

Pra quem vive aqui, sofrendo com as consequências de uma grande cidade, sente que não é só assim. Multifacetada, cheia de desafios. Enfrentá-la e fazer parte dela desvenda seus segredos. Não dá pra conhecê-la inteira, mas dá pra senti-la por completo.  É necessário paciência para encontrar seus amores, suas dores, suas cores. 

Uma das formas iniciais para entender esta cidade é buscar por suas comidas típicas. E São Paulo tem muito a oferecer. Existem duas grandes raízes para as comidas mais populares. A primeira vem do interior, onde os bandeirantes que saiam para explorar terras e buscar riquezas, tinham que fazer uso dos ingredientes locais para sua alimentação, e adaptá-la para ser transportada no lombo dos animais ou nos alforjes que carregavam. Desse período, vieram dois dos mais apreciados e famosos pratos de São Paulo. Quem não conhece o Virado à Paulista, servido às segundas feiras nos restaurantes, composto de feijão, farinha, carne de porco, banana frita e ovo – e virou Patrimônio Imaterial de São Paulo. O outro é o Cuscuz Paulista, também com farinha de milho e sardinha, lindo de ver e cheio de sabores.

Cuscuz Paulista

A outra raiz dessa culinária é a trazida pra cá por imigrantes de todas as partes do mundo. Sabidamente, a pizza é a mais conhecida, apreciada e consumida. Aqui ela ganha recheios fartos e variados, e o paulistano, quando vai à Itália, volta dizendo que o italiano não sabe fazer pizza.   Os italianos se sentiram em casa quando vieram pra cá e  se apropriaram desta terra, mudando até o jeito de falar do paulistano típico. Quem ainda não ouviu o famoso pedido “Me traz um chops e dois pastel”

Essa fala, com tamanho erro de português, revela um dos grandes sabores de São Paulo. O pastel. Passar por uma feira livre obriga a provar um dos inúmeros recheios dessa massa frita. De tão popular, aliás foram as pastelarias chinesas que ajudaram no seu sucesso, criaram até concurso pra ver qual o melhor pastel de feira da cidade.  E há também um outro pastel famosíssimo, o Pastel de Bacalhau que, junto com o lanche de mortadela – Minha Nossa!!!! – transformaram o Mercadão de São Paulo em polo turístico e gastronômico.

Sanduíche de mortadela

Um dos sanduíches mais famosos e procurados nas lanchonetes da cidade é o Bauru. Criado aqui mesmo há décadas, no Ponto Chic, puramente paulistano, originalmente leva fatias de rosbife, rodelas de tomate e muito queijo derretido dentro de um pão francês.  Outro famoso, o sanduíche de pernil do Estadão, virou um clássico.

Bauru

E não para por aí. Os petiscos e lanches rápidos têm tudo a ver com a vida corrida desta divina cidade. No café da manhã é tradicional pedir um pingado e pão com manteiga na chapa. No almoço, que tal um churrasquinho grego, encontrado em todo o centro? Ou então, para atiçar os paladares mais refinados, uma coxinha de frango ou um bolovo, expostos em todos os botecos?

A nossa amada Sampa oferece tantos sabores!! Neles coloca sua essência, um tanto de sua história e de sua vida. Ao alimentar tão diversificadamente o corpo, ela nos apresenta sua alma, com seu destino de acolhimento e compreensão. 

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
2 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Eelza Santos
Eelza Santos
3 anos atrás

No sanduba do Estadão, saudades!

Elza Santos
Elza Santos
3 anos atrás
Responder a  Eelza Santos

No sanduba do Estadão!

2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]