MASP

Comemoramos neste dia 18, o Dia Internacional de Museus, tema ideal para falar da cidade de São Paulo, que é privilegiada por abrigar tantos espaços que contam a nossa história e do país.

São Paulo é a 5ª. cidade com maior número de museus no mundo. São mais de 110 espaços com conteúdo e temáticas diversos, exposições e instalações que agradam a qualquer tipo de visitante.

São monumentos, instalados em grandes e belos edifícios, devidamente preservados, que proporcionam o conhecimento e a cultura, através de seus acervos, de arte, documentos, móveis, roupas, bibliotecas, etc.

Entre os principais museus podemos destacar, em primeiro lugar o MASP, Museu de Arte de São Paulo, na Avenida Paulista, que é o maior da América Latina, verdadeiro cartão postal de São Paulo. Foi o primeiro museu moderno do país, fundado em 1947 por Assis Chateaubriand. Seu acervo é riquíssimo, com cerca de 8 mil peças, incluindo obras de mestres como Portinari, Van Gogh, Renoir, Rodin, Picasso e Monet. 

Pinacoteca do Estado 

A Pinacoteca do Estado, no Bairro da Luz, é o mais antigo da cidade e abriga a mais importante produção brasileira de artes visuais do século 19. Guarda no acervo 500 obras – entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, de artistas como Debret, Taunay, Facchinetti, Almeida Junior, Candido Portinari e Lasar Segall.

Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Ibirapuera, possui uma coleção com mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.

O Museu do Futebol, no Pacaembu é um dos espaços culturais mais interativos e interessantes de São Paulo. O acervo do Museu reúne imagens históricas, itens de torcedores, gravações originais de partidas do tempo do rádio, depoimentos de técnicos e jogadores e muito mais.

Museu do Futebol

O Museu da Imagem e do Som é considerado o mais pop de São Paulo e promove exposições bem diversificadas, que fogem do padrão tradicional da arte. Promove mostras de fotografia, cinema e dança e oferece cursos ligados a estas áreas. 

O Museu Catavento, no Palácio das Indústrias, no bairro do Brás, é o preferido das crianças e adolescentes. Em 12 mil metros possui 250 instalações, um verdadeiro espaço interativo de artes, ciência e conhecimento onde é possível vivenciar e aprender de tudo um pouco. No Museu Catavento é possível contar com monitores, que organizam jogos e experiências.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração fica na Moóca e, em dias específicos é possível chegar até lá de Maria Fumaça. Está instalado em uma antiga hospedaria que recebia os imigrantes, vindos de várias partes do mundo. O objetivo do museu é a preservação da memória desses imigrantes. 

Mais museus que merecem sua visita: Memorial da América Latina, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Sacra, Museu do Ipiranga, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Museu da Imaginação, Museu da Cidade de São Paulo – Solar da Marquesa, Casa do Tatuapé, e muitos outros.

Museu Catavento

Nossos museus, da imigração ao futebol, de arte moderna a mobiliário histórico, os acervos permanentes e exposições temporárias, merecem a atenção de quem visita São Paulo. 

E o melhor de tudo é que a grande maioria oferece ingressos grátis em pelo menos um dia da semana.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Edna Silvs
Edna Silvs
2 anos atrás

Que maravilha! Nem sabia de todos .

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]