É isso mesmo! Ao abrir o exame de sangue, muitas vezes, essa é a reação que se vê ao ver os resultados. E agora? 

Toda essa preocupação vem também do fato de já se antever o que vai acontecer. Mudança nos hábitos diários! É uma situação que todos prefeririam desconhecer ou ignorar. Mas, essa forma de agir, é por demais perigosa. A partir de uma certa idade – mais ou menos 40 anos – é comum que o diabetes tipo 2 apareça.

Todo mundo sabe bem o que é diabetes. E se não sabe, é fácil consultar a internet pra conhecer. E, claro, o médico é sempre a melhor referência, e vai fazer um discurso explicando tudo direitinho. 

A pouca ou nenhuma produção de insulina ou o ineficaz uso dela pelo organismo, faz elevar o nível de glicose no sangue, podendo causar, a médio e longo prazo, vários problemas de saúde. E pra reduzir esse nível, é inevitável mexer em dois aspectos da vida, que são cruciais para as pessoas: a alimentação e o exercício físico.

Tem muita gente que adora ir pra academia, se exercitar, malhar, segue treinos e se empenha ao máximo para ter um corpo bem definido. Outros, mesmo não sendo fanáticos, buscam atividade física por indicação médica ou para ter uma vida mais saudável. Para estes, fica fácil entender a necessidade de exercitar o corpo para cuidar da saúde. E há os que não gostam, não querem e não fazem. Com estes é mais complicado, são teimosos e inflexíveis, não aceitam sugestões e será mais difícil controlar essa ingrata glicose no sangue. Se você está entre estes cabeças duras, pense bem, veja o que você quer pra você. Se você se engajar, buscar alguma atividade – caminhar pelo bairro, pular corda, fazer Pilates, nadar, andar de bike, ou qualquer outra forma de mexer o corpo, algo que te agrade – pelo menos um pouquinho – vá em frente. Dedique-se a isso. Faça um pouquinho, mas faça sempre. Vai melhorar a sua condição física, sua disposição, seu humor. E, quem sabe, até o nível do diabetes pode baixar. 

Agora, a questão da alimentação é primordial e fatal. Não dá pra fugir das restrições. Não pode muita coisa, a base é não ingerir açúcares e carboidratos. Mas… só isso??  É… acontece que uma grande quantidade de alimentos que traz prazer, têm estes dois integrantes. Todo carboidrato se transforma em açúcar. O álcool também. Então, arroz, pão, massas……e muito mais, são bastante arriscados.

O que comer, então?

Na verdade, dá pra comer de tudo dentro de uma alimentação equilibrada. É só lembrar que os alimentos a serem evitados devem ser consumidos apenas em alguma ocasião especial – especial mesmo, não aquela onde você diz: Mas eu mereço!  Retire de seu cardápio aqueles alimentos – e bebidas também – industrializados, cheios de sal, açúcar e aditivos químicos. Coloque em suas refeições mais alimentos integrais, menos refinados, castanhas, vegetais, gorduras boas, e frutas em pequena quantidade. Faça sua própria comida, use e abuse de ervas e temperos naturais que dão muito sabor aos pratos. Seu médico vai te orientar bem. Cuidado com a internet, ela oferece muitas informações boas mas também muitas promessas e remédios milagrosos para eliminar o diabetes. Não se deixe enganar, não há mágica!

Se você se cuidar bem, pode até não correr riscos ao se servir gostosamente numa festa ou reunião de amigos. Não fuja do diagnóstico, enfrente-o. Não finja que segue as orientações, é sua saúde em jogo. Quanto menos você se interessar em controlar essa glicose, mais ela vai te importunar, mais remédios você vai precisar. Vamos lá, mexa-se!

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]