Quem a vê pela primeira vez, não consegue imaginar essa menina bonita, de expressivos olhos claros, subindo em escadas ou andaimes, toda suja de tinta, pintando murais e viajando pelo mundo para mostrar a sua arte.

Mas é assim que ela é. A arquiteta e pintora Marcela, nome artístico “Mar”, como aliás ela quer e gosta de ser chamada, é uma artista urbana e escolheu a pintura como forma de expressão. 

Arquiteta por formação, ela diz que sempre quis seguir esse caminho, que aliás, considera uma herança da ancestralidade feminina da família, sua mãe, tias, avó, bisavó, todas se expressaram ou ainda se expressam através da arte.

Sua principal atividade é o muralismo, especialidade da “street art” que a levou a participar de muitos festivais de arte urbana ao redor do mundo. Mas ela também pinta telas, cerâmica e espalha sua arte em objetos para que as pessoas em geral possam consumir. Na verdade, ela está sempre criando algo que possa ser consumido e admirado por todos os públicos.

Mar diz que tem paixão pelas cores, pela água e também usa muito as formas geométricas. Ela explica sua arte como a junção de tudo o que aprendeu com os pais – a mãe gostava de cores, o pai de formas geométricas, eles são referências em sua arte. 

Ela traz simbologias em suas pinturas, explora o sagrado feminino, a geometria da vida, símbolos místicos de outras culturas, que estuda para dar sentido aos seus trabalhos.

Como todos, tem seus ídolos. Tarsila do Amaral – a grande referência, em especial pela simplicidade das cores em sua arte e Pablo Picasso, que ela considera um gênio.

 

Na arte urbana, Mar tem Os Gêmeos ( Otávio e Gustavo Pandolfo, que atualmente expõem na Pinacoteca do Estado de São Paulo ) como sua principal referência. São os maiores grafiteiros do país, especialistas no uso do spray, e é deles o mérito do espaço que os demais artistas brasileiros conseguem ocupar atualmente, a nível nacional e internacional. 

Na sua opinião, embora já exista algum reconhecimento pela arte urbana no Brasil, as pessoas em geral ainda não entendem o seu significado.

Mar tem um trabalho seu na galeria de arte do famoso Hotel Molitor, em Paris. O local, até 1989 era uma piscina pública, ponto de encontro da elite parisiense. Depois disso, se tornou um espaço underground, e depois um luxuoso hotel, que abriu um espaço para a arte de vários artistas urbanos. 

Entre eventos em que marcou presença em outros países, como Chile e República Dominicana, em 2018, ela participou com o mural “A Deusa Tríplice” no Festival Concreto do Centro Cultural de Fortaleza.

Em Barcelona, criou um tour de arte urbana e levava turistas para conhecer o bairro alternativo da cidade. Era a oportunidade de falar sobre o seu trabalho e sobre o trabalho de vários artistas de rua do mundo.

A Deusa Tríplice

Segundo Mar, a arte urbana tem uma responsabilidade social muito grande e uma das atividades em que ela se considera mais realizada é quando interage com comunidades. Os artistas de rua desenvolvem projetos com crianças, com vilas de pescadores, com moradores de rua e até pintando casas de favelas.

A Arte Urbana

A Arte Urbana surgiu nos Estados Unidos nos anos 70 e nessa mesma época chegou também ao Brasil. Manifesta-se de várias maneiras, através de performances teatrais, intervenções, instalações, mas as mais conhecidas são a pintura e o grafite. É um tipo de arte que se desenvolve em espaços urbanos e o objetivo é a interação diretamente com o público.

Alguns estudiosos afirmam, porém, que essa arte remonta períodos bem mais antigos, uma vez que os gregos e romanos já transmitiam mensagens pelas ruas da cidade, assim como possuíam muitos artistas que levavam a música, o teatro e a dança para os centros urbanos.

Também chamada de “street art”, não possui um padrão estético e respeita o propósito individual de cada artista. Só precisa de espaço na rua e normalmente é vista nos lugares menos esperados, mas faz denúncias e promove protestos relacionados a questões sociais e políticas, além de manifestações poéticas. 

No Brasil, a cidade de São Paulo foi o palco inicial da arte urbana, que começou marginalizada, mas que hoje já é reconhecida e possui vários artistas consagrados mundialmente.

Para ver um pouco mais dos seus trabalhos acesse o Instagram 

https://instagran.com/ondasdamar

ou pelo Facebook 

https://facebook.com/ondasdamar

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]