Existe uma crença de que essa localidade, que fica a 345km de São Paulo, seja um dos sete pontos energéticos da Terra.

É uma pequena e mística cidade, situada a 1440 metros de altura, que atrai curiosos, estudiosos e sociedades espiritualistas, científicas e alternativas. 

Seu centro histórico possui grande significado cultural e ecológico e foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Ali está a Igreja Matriz, que começou a ser construída em 1745.

Estamos falando de São Tomé das Letras, cidade com cerca de sete mil habitantes, situada na região serrana de Minas Gerais, construída sobre um largo depósito mineral de quartzito, conhecido como “pedra de São Tomé”. Esse material foi utilizado na construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e, atualmente, é muito utilizado pelo artesanato local.

É considerada a capital brasileira do misticismo e das lendas. Uma dessas lendas diz que, da Gruta do Carimbado, um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, há um caminho que leva até Machu Picchu, no Peru. Aliás, aventureiros e cientistas já tentaram fazer uma possível travessia, mas não conseguiram superar a escuridão, o ar rarefeito e as altas temperaturas do local. 

De São Paulo até lá, leva-se mais ou menos quatro horas, então, é um passeio para um fim de semana pelo menos, e tem muita coisa pra fazer por lá. 

A cidade tem muitas cachoeiras, tem grutas, formações rochosas e corredeiras. Por lá é possível praticar esportes radicais como escaladas, rapel e canyoning. Pela sua localização privilegiada é muito visitada por ativistas, ecologistas, admiradores da natureza e místicos, que acreditam na existência de óvnis, aliás, há muitas histórias que dizem que o local já foi visitado muitas vezes por extraterrestres, e que lá existem duendes e curandeiros.

Tem muitas trilhas para bicicletas e encontros periódicos de praticantes de motocross e off road. Fora isso, as estradas proporcionam lindos passeios.

Outro grande atrativo são os mirantes, vários. Os melhores ficam no Parque Municipal, que abriga três pontos turísticos e simbólicos da cidade: o Cruzeiro, A Pedra da Bruxa e a Pirâmide. São locais procurados especialmente por românticos casais para apreciar o pôr do sol da Mantiqueira.

Enfim, São Tomé das Letras é ótima opção de turismo ao ar livre para pessoas de qualquer idade. A cidade tem bons restaurantes, bons hotéis e comércio variado com muito artesanato.

No momento, devido à pandemia, a cidade está fechada para o turismo nos finais de semana, mas assim que passar essa fase de isolamento, todos os cuidados já estão funcionando, de acordo com os protocolos exigidos.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Ryath
1 ano atrás

Acredito que sejam mesmo um dos sete pontos energéticos, muita energia boa!

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]