Já faz alguns anos que a minha mãe Helena nos deixou.

Ela era uma mulher ativa, tinha uma lojinha de armarinhos, não gostava de ficar parada e adorava cozinhar. Alias, três coisas me lembram muito a minha mãe: comida, flores e karaokê.

Posso dizer que eu me pareço com ela apenas na fisionomia e por gostar de cantar, mas cozinhar e cuidar de plantas como ela sempre fez, não era pra mim.

Dizem que o ato de cozinhar é um ato de amor, que é preciso gostar, se dedicar, ser paciente. Para mim, cozinhar sempre foi apenas um meio de sobrevivência, cozinhar para não morrer de fome. 

Passei todos esses anos, desde que me casei, e olha que faz tempo, pensando desta forma, ao contrário da minha mãe, que se dedicava a tudo com muito amor. 

Até para fazer aquele arroz japonês, que não tem técnica alguma, pois só vai água e arroz, o dela era melhor e nunca esqueço quando ela me falava: “Come que está quentinho”. Era uma delícia…que saudades! 

Minha mãe gostava de festas, de estar com as pessoas, e ela se reunia todas as sextas feiras no Kai Kan, uma Associação de Cultura Japonesa de São Miguel Paulista, para treinar karaokê. 

Ela ajudava a organizar tudo e ficava, às vezes, até o dia amanhecer.

Nesses encontros todos os participantes levavam um pratinho de salgados ou doces, para o café da manhã.

Uma certa vez ela levou um pratinho de “guioza”, tradicional pastel japonês, e estava tão bom, que todos queriam a receita. 

Assim que chegou em casa ela me pediu para digitar a receita e fazer várias cópias para distribuir para as amigas em sua próxima reunião. 

E agora que mamãe não está mais com a gente me lembrei que a única receita que ela deixou foi esta, do tal “guioza”, só porque digitei e ficou gravado no meu computador. 

Lembro com tristeza quantas coisas gostosas ela fazia e não aproveitei a oportunidade para aprender. Tem muitas comidas que nunca mais experimentei, pois só ela sabia fazer. 

Atualmente, tenho refletido bastante sobre cozinhar e cuidar das flores, estou me dedicando mais. Esperar com paciência o pão crescer, sovar com mais amor e chegar a uma conclusão: se não tiver estes principais ingredientes – dedicação, paciência e amor, nenhuma receita sairá boa.

Neuza Oguihara

São Bernardo do Campo

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]