Estamos em pleno Carnaval. Um Carnaval diferente, sem dúvida. Mas, que em nossos espíritos, não deixam de serem dias de folia ou retiro, não importe o que decidam o prefeito, o governador ou o patrão. Sendo assim, nada de tratar assuntos sérios, especialmente de dinheiro ou da falta dele. De agruras, já bastam os demais 361 dias do ano. Na verdade, eu nem devia estar aqui tratando de assunto nenhum, mas, como estudei pouco na vida, ainda tenho chefe e bastante exigente, ranzinza até.

Nessa situação, o remédio é bater o ponto (meu Deus, que coisa antiga) ou melhor,  passar o cartão na catraca, sentar na mesa e enrolar o máximo que der. Então, vamos lá. Vou deixar aqui para vocês consultarem, quando lhes convier, umas definições de alguns termos usualmente utilizados no mercado financeiro. Talvez possam ser úteis. Assim espero, do fundo da minha ressaca de sofá, cerveja e televisão sem desfiles de escolas de samba nem aquelas entrevistas “engraçadíssimas” do Otávio Mesquita. 

1 – Ação ordinária (ON): ação que dá aos seus detentores direito de voto nas assembléias das empresas. Na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), essas ações são identificadas pelo número 3, por exemplo, ABEV3, EMBR3, etc.

2 – Ação Preferencial (PN): ação que dá aos seus detentores a prioridade no recebimento de dividendos sobre o lucro da empresa e, também,  nos casos de falência, isso se a empresa tiver algo a distribuir. São identificadas pelo número 4, exemplo PETR4, ITU4, CMIG4, etc.

3 – Taxa de Custódia: valor cobrado pela Bolsa de Valores ou pelas corretoras pela guarda dos ativos de cada investidor (ações, títulos privados e públicos, inclusive Tesouro Direto, etc.). Pode ser cobrada por período (mensal,  semestral ou anual) ou por transação.

4 – Dividendos: são proventos (parte do lucro de uma empresa em cada exercício fiscal), que são distribuídos, em dinheiro, entre seus acionistas. Normalmente, as empresas de capital aberto, aquelas listas na Bolsa de Valores, distribuem, no mínimo 25% de seu lucro para os acionistas. Importante: dividendos são isentos do Imposto de Renda.

5 – IBOVESPA e IBX: são índices que medem o desempenho da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), o famoso “sobe e desce” diário do mercado. Compostos, de forma proporcional, pelas ações das principais empresas, ou seja, aquelas com maior volume de negociação. Considerando os três índices (IBOVESPA, IBrX50 e IBrX100), no máximo, cem empresas participam de suas composições.

6 – CVM (Comissão de Valores Mobiliários): autarquia vinculada ao Ministério da Economia encarregada de fiscalizar, normatizar, disciplinar, punir fraudes e má gestão, e desenvolver o mercado de valores mobiliários (ações, debêntures, contratos futuros, derivativos, etc). A CVM não fiscaliza conta corrente, títulos públicos, cadernetas de poupança, CDBs e títulos de capitalização.

BOM CARNAVAL A TODOS.

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]