São Paulo é a cidade completa e sempre tem alguma coisa interessante para fazer. Nesses dias em que muitas crianças estão de férias, um dos lugares mais interessantes para visitar é o Parque Dr. Fernando Costa, na zona oeste da Capital, mais conhecido como Parque da Água Branca.

Foi criado em 1929, especificamente para ser um local de exposições e provas zootécnicas, mas hoje abriga outras atrações e promove muitas atividades.

Grandes exposições de gado já aconteceram por lá e, desde 1996, o parque foi tombado pelo CONDEPHAAT, como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. 

A área total do Parque da Água Branca chega a 137 mil metros quadrados e neste espaço tem o Museu Geológico, o Aquário, o Relógio do Sol, a Casa de Caboclo, arena para eventos, academia coberta e ao ar livre, playground, teatro, tem feira de produtos orgânicos (sempre aos domingos), espaço para leitura, lago, tanque de carpas. O parque tem área para piquenique, mas para quem não quer ter este trabalho, tem lanchonete e barracas de lanches rápidos e foodtrucks.

Caminhar ou correr pela Trilha do Pau Brasil pode ser bem agradável, pois existem inúmeras espécies de árvores, devidamente identificadas. Por ali encontram-se nascentes e árvores típicas de mata atlântica, como pau-brasil, pau-viola, cedro, grumixama, canela-cheirosa, e o local ainda conserva características de um ambiente rural, com presença de animais domésticos.

Para quem se interessar há também visitas monitoradas, na área de preservação permanente, que devem ser agendadas com antecedência.

Em convênio com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o parque dispõe de uma arena de equitação adaptada e promove também baile de idosos e cursos. Não é permitido levar animais domésticos e nem utilizar skates, patins, patinetes e bicicletas.

MUGEO

Muito interessante, em especial para as crianças, é o Museu Geológico Valdemar Lefèvre, que reúne exposições permanentes de fósseis, minerais, rochas, objetos e documentos antigos, encontrados em solo paulista. O museu promove também oficinas e exposições temporárias.

 

Ali podem ser vistos fósseis de dinossauros, entre os quais, o de um titanossauro, de cerca de 12 metros, e de uma baleia azul, de cerca de 700 anos, e que, calcula-se, tinha 35 metros de comprimento.

O MUGEO funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Informações pelo telefone: 11 3872-6358.

 

O acesso ao Parque da Água Branca é bem fácil, tem área de estacionamento para quem for de carro e várias linhas de ônibus que passam pelo local. Para se informar acesse o site da Sptrans.

Mesmo com algumas restrições, devido à pandemia, o Parque já voltou ao horário normal de funcionamento. Há medição da temperatura de todos os frequentadores e é obrigatório o uso de máscaras.

O Parque da Água Branca fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455, Perdizes.  Informações pelo telefone (11) 3865.4130

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
1 Comentário
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Celia Assumpção
Celia Assumpção
2 anos atrás

Adorei conhcer a histpria do Parque.
Muito obrigada pelas onformacoes .

1
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]