Que delícia!!  Chegou a época de comer Panetone!!!

Esse pão doce, com uma massa fofinha, docinho mas não muito, feito com ovos, açúcar e muita tradição.  Ele vai bem com café, leite, chá….a qualquer hora, como sobremesa, com sorvete….hummmmmmm.

A história do panetone tem algumas versões e a mais conhecida é que ele nasceu em Milão, feito por um padeiro chamado Toni, para agradar seu chefe. Fez sucesso e ficou famoso. O panetone. Depois, ali na Itália mesmo, a receita foi se aperfeiçoando, caindo no gosto de muita gente. 

O panetone clássico

O italiano é bairrista, defende tudo o que tem origem em seu país, e são os grandes patronos de suas próprias criações, não gostando nadinha quando alguém mexe com elas. Não importa se é uma Ferrari ou um panetone, tudo tem que seguir o original. O panetone também tem uma receita protegida, e os italianos defendem com unhas e dentes a receita clássica desse pão. Os ingredientes e suas proporções devem seguir fielmente o que foi determinado pra que esse pão receba o nome de Panetone, o real, o verdadeiro.

Os trufados

No Brasil, pra variar, começaram a ‘inventar’ novos panetones. Hoje, se você procurar, vai encontrar dezenas de sabores. O chocotone, com gotas de chocolate, os trufados, os recheados com doce de leite, brigadeiro, creme de avelã, banana e canela, prestígio, morango, petit gâteau. Tem também os saborizados : café, Ovomaltine, churros. Tem os que, no lugar das frutas tradicionais, colocam damascos, figos secos, nozes, amêndoas. E tem também as coberturas, chocolate preto, branco, açúcar. Além dos sem glúten, sem açúcar, veganos. E as sobremesas de panetone? Com sorvete, os quentes com creme. Acham que parou por aí? Não, não. Inventaram o panetone salgado, com linguiça, presunto, queijos, ervas, azeitonas. 

Com cobertura
Salgados??!!  

Quanta criatividade nas receitas e ingredientes!!  Fizeram do tradicional Panetone Clássico Italiano, aquele com frutinhas cristalizadas e uvas passas, com um gostinho de baunilha e laranja, uma miscelânea de sabores e melecas. Muitos deles são realmente bons mas, gosto é gosto e, esses pães, doces ou salgados, cheios de novidades em seus ingredientes, vão ganhando cada vez mais adeptos. Só não diga a um italiano que isso é um panetone!!!!

Particularmente, prefiro a receita clássica. E esta é a época de comprar e ganhar muitos desses pães, que serão saboreados por todo o mês de janeiro, até a gente dizer: Chega!!

E você, com o que você se delicia no Natal? O panetone, clássico ou não, é indispensável na sua ceia?

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]