É pequenina, é linda, é cercada pela natureza, é apenas um distrito da cidade mineira de Camanducaia, mas já está na lista dos lugares mais acolhedores do mundo. Acho que nem todos sabem disso, mas falamos de Monte Verde, que fica no sul de Minas Gerais, mas é mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte.

Saindo do centro da Capital, se chega a este pequeno paraíso em três horas e a estrada é boa, pelo menos até chegar lá. Mas o centrinho é tão pequeno que dá para percorrer a pé em uma tarde, mas o ideal mesmo é ir de carro porque a maioria das atividades estão um pouco distantes.

Chegando em Monte Verde a atração é a avenida central, onde estão todos os restaurantes, suas galerias, cervejarias, cachaçarias, chocolaterias e comércio em geral. É uma avenida bem típica e sua arquitetura tem forte influência européia, herança de seus primeiros habitantes vindos da Letônia. 

Monte Verde parece o local ideal para casais, mas tem atrações para toda família e também para quem gosta de aventuras e de sentir fortes emoções. Tem muitas trilhas e quem quiser explorá-las pode até alugar um Jeep, para ter tempo de conhecer todas. O inverno é um momento muito bom para isso porque grande parte de suas ruas são de terra, nesta época não chove e elas se tornam mais acessíveis.

A Trilha da Pedra Redonda, uma das mais conhecidas, não é tão longa, tem vários mirantes e do seu cume dá para ver montanhas de São Paulo e Minas, a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba. Para visitá-la é preciso fazer agendamento prévio.

Monte Verde tem muitas outras trilhas, da Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Trilha do Platô e Pico do Selado, que é o ponto mais alto do sul de Minas. Por cauda da pandemia, muitas ainda estão fechadas no momento.

Uma outra atração de Monte Verde é o mirante do aeroporto, que fica a 1600 metros de altitude, é o mais alto do Brasil. O aeroporto é bem simples, mas pela sua localização dá pra ter uma bela vista, para fotos inesquecíveis.

Aventureiros podem passear de quadriciclo, pelas matas de Monte Verde e com toda segurança. São vários percursos, alguns com trechos da mata fechada, o que garante a emoção para quem se arrisca. Aliás, aventura é o que não falta. O Circuito de Aventura Fazenda Radical oferece várias atividades: quadriciclo, escalada, arvorismo, passeios a cavalo, arco e flecha, entre outros, e uma mega tirolesa que chega a 70 metros de altura.

Uma outra grande atração de Monte Verde é a Escola de Falcoaria, uma arte milenar que promove a interação entre o homem e a natureza e que já foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Você pode assistir as exibições e até participar, não apenas com os gaviões, mas também com corujas, é bem interessante.

Voltando ao centro de Monte Verde, a dica é visitar as cervejarias e cachaçarias. Além da própria produção local, com muitas novidades, alguns comércios oferecem mais de 200 opções de cervejas nacionais e importadas.

Em Monte Verde você encontra ainda muitas e surpreendentes novidades nas cachaças e licores. Tem cachaça de banana, de melão, de milho e várias outras de sabores inimagináveis e inusitados.

É uma ótima opção de passeio para quem quer curtir um friozinho. Por lá existem muitos hotéis e pousadas, mas faça sua reserva com antecedência.

Comentários

5 1 voto
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]