Cash Back, literalmente, significa “dinheiro de volta”, ou seja, a possibilidade do consumidor receber, em dinheiro, uma parte do valor da mercadoria ou serviço adquiridos. Trata-se de mais um dos vários programas de fidelização e de recompensa de consumidores, que existem há vários anos no Brasil e no mundo. A novidade dessa modalidade está na maior agilidade e desburocratização na obtenção dos benefícios. 

Na maioria dos programas de fidelização anteriores, que continuam existindo, é claro, o consumidor precisa acumular um determinado número de pontos e a partir daí poderá utilizá-los em outras compras, ora na própria rede de estabelecimentos, ora na plataforma facilitadora, por exemplo, as operadoras de cartões de crédito. Em ambos, os casos, o consumidor estará sujeito, talvez refém, ao preço praticado e a disponibilidade de produtos, a critério do estabelecimento ou da plataforma.

No cash back a disponibilidade é quase imediata e vinculada, quase sempre à sua compra atual, seja creditando em conta corrente o valor obtido, seja descontando no preço da mercadoria escolhida pelo consumidor. O excesso de “quases” na frase anterior decorre do fato de que, também, há várias modalidades de cash back. As mais fáceis e de maior proveito para os consumidores são aquelas administradas pelas próprias redes vendedoras. Os grandes magazines do varejo e hipermercados têm seus próprios programas, que proporcionam descontos entre 4 e 10% diretamente no valor da mercadoria. 

Do outro lado, estão as empresas intermediárias e seus aplicativos como  Méliuz, Beblue, Mooba, Ame Digital, Pic Pay e Trigg entre outras. Nessas empresas o consumidor faz o seu cadastro, que equivale a uma conta corrente, e acumula créditos a cada compra realizada em empresas parceiras do aplicativo. Créditos em dinheiro ressalte-se, que, inclusive, podem ser transferidos para sua conta bancária pessoal. De novo, há que se estar atento às condições de cada uma dessas empresas intermediárias, devendo o consumidor optar por aquela que melhor atende seus desejos e interesses. 

Notaram que a partir de agora, vocês têm mais uma ferramenta de comparação de preços? Quando forem comprar aquele notebook, aparelho celular, passagem aérea ou a geladeira nova precisa comparar preço com ou sem cash back. Dá trabalho? Dá. Mas, o que vale a pena que não dá trabalho? Só amor de mãe.

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