Depois de sofrermos com tanta expectativa, começaram a chegar as vacinas contra o corona vírus. Depositamos nelas toda a nossa vontade de nos embriagarmos com os abraços e reuniões entre famílias e amigos, de nos deliciarmos em passeios e encontros, ficamos entorpecidos de carinhos e afagos, presentes, físicos mesmo.

Mas, vejam bem, são muitas vacinas, com variadas formas de imunização e em diferentes estágios de desenvolvimento. Mesmo que tragam uma grande sensação de alívio, deixam uma certa incerteza na sua eficácia.

É como quando nos apresentam uma carta de vinhos num restaurante ou quando estamos diante da prateleira de bebidas de um supermercado, repleta de garrafas de todos os tipos. Qual escolher? O que vai melhor, um branco, um tinto, um espumante? Qual uva cai melhor no paladar? Produzido em que país?  A escolha é sempre difícil e, pra quem não entende muito, a certeza só virá depois de abrir a garrafa e provar.

Sommelier é definido como o profissional especializado em cuidar da carta de bebidas, mais especialmente de vinhos, e em fazer as indicações mais adequadas para a ocasião. Esse termo vem sofrendo algumas adaptações e, hoje, já encontramos sommelier de cerveja, de café, de cachaça, de queijo, de chá, e de tantas outras variações. A criatividade é infinita. Mentor Neto, da revista ISTOÉ, trouxe o termo sommelier para as vacinas, e ele pode ter razão. Como gostei, vou me apropriar dele.

Vejam bem…são vários os laboratórios farmacêuticos que participam da corrida pela vacina. Como as vinícolas pelos melhores vinhos.  Existem mais de 150 vacinas contra o corona vírus sendo estudadas e desenvolvidas, encontramos desde os primeiros estágios de estudos até a fase 3 de testagem e, também, algumas já aguardando a aprovação para serem aplicadas nos seres humanos. 

Na carta de vacinas existem muitas opções.  Assim como o vinho, que tem características diferentes na sua elaboração – tipo de uva, terroir, país de origem, tempo de fermentação – cada vacina tem sua especificidade. A produção da vacina pode usar diferentes componentes: o vírus ativado, o geneticamente modificado, o atenuado, o adenovírus, o RNA, o RNA mensageiro, e outros que não saberei dizer.

A vacina pode ser a Sputinik da Rússia, as americanas da Pfizer e Moderna, a AstraZeneca de Oxford, a do tradicional laboratório da Johnson, Coronavac e CanSino chinesas, e outras. Poderá ser aplicada em 1 dose, 1 ½ dose ou 2 doses. E, provavelmente, repetidas ano a ano. 

Ah…e tem a mais adequada a cada um: grupos de risco, crianças, gestantes, profissionais da saúde ou da educação, e outros mais.

Opções não faltam. Não vá dizer que nenhuma te agrada ou te serve!!! Quem sabe poderemos degustar mais do que uma. 

Escolheu a sua ou precisa de um sommelier? Ah!! A encomenda deve demorar de 1 mês a 1 ano. É da safra 2020/2021.

Mas…da carta de vinhos, qual você prefere? Um Chianti, um Cabernet, um Malbec? 

Vamos comemorar muito!!

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]