Por Tereza Cristina Piffer Affonso

Este artigo tem como finalidade esclarecer a curiosidade das pessoas a respeito do assunto e o que um trabalho astrológico sério representa.

Devido à expansão digital e até muito antes, os conceitos têm sido manipulados com finalidade puramente comercial, direcionando as pessoas a uma certa dependência ao invés de conhecimento. As primeiras páginas visitadas em um jornal eram, e ainda são, as que trazem o Horóscopo diário e muitas pessoas direcionam suas vidas por estas informações. Como não é isto que a Astrologia se propõe, pode ser vista como algo superficial por muitas pessoas.

Vamos dizer que isto é a espuma das ondas. A Astrologia é o Mar Profundo.

A Astrologia é muito antiga, e sua origem exata varia, mas pelo que se sabe surgiu por volta de 4000 aC, no Oriente. Oriente é onde o Sol nasce e de onde vem todo o Conhecimento. O ser humano percebeu que havia influência dos astros na Natureza e começou assim a estudar e procurar entender isso para facilitar sua vida prática do dia a dia. A Lua, por exemplo, mesmo sendo um satélite da Terra, exerce muita influência sobre ela.

Para explicar de fato como a Astrologia pode ajudar na vida do indivíduo, vamos focar nos dons, talentos, vocação e desafios na vida da pessoa e na pergunta que acredito que todas as pessoas já se fizeram pelo menos uma vez na vida: O que estou fazendo aqui?

Para isso Astrologia tem um papel fundamental, porque é exatamente através da interpretação profunda, detalhada e realizada com critério do Mapa Natal, ou Mapa da Vida é que esta e muitas outras questões podem ser respondidas. Um ponto de partida para o autoconhecimento. Uma cascata de descobertas. O “manual de instruções” que acreditávamos não ter. Uma verdadeira sessão de terapia.

O Mapa Natal é um cálculo feito a partir de data, local e hora de nascimento, produzindo um gráfico que representa o céu naquele momento, tendo como centro a Terra. Este gráfico, a Mandala Astrológica ou Horóscopo, é o que nos permite fazer esta análise.

Neste Mapa são estudadas as tendências de acordo com características pessoais levando em conta 12 Signos, 12 Casas, 10 Planetas (incluindo a Lua) e ainda os ângulos que faziam entre si.

Realmente um emaranhado à primeira vista. Mas, aos poucos, a interpretação vai desvendando dons, talentos, desafios e objetivo de vida da pessoa. Por este motivo, não é possível considerar uma informação honesta baseada somente no signo solar, por exemplo. E, aí pode começar a desinformação a que me referi no início.

Podemos fazer uma comparação aqui com a preparação de uma receita, onde cada ingrediente é importante e vai sendo acrescentado em uma certa ordem, processado até chegar ao resultado final. Não se pode chegar a um bom resultado sem observar cada ingrediente e a forma de preparação da receita.

Além disso, a cada ano no aniversário, começa um novo ano astrológico pessoal e este é um momento fundamental no caminhar de cada pessoa. A Revolução Solar e os Trânsitos nestes próximos 12 meses tem como finalidade mostrar as tendências e possibilidades naquele período da vida. A vida é cíclica e tanto os altos quanto os baixos têm sua função. Diria até que é nos “baixos” que temos realmente a oportunidade de aprender a nos reinventar para sermos melhores e fortalecidos. 

A Astrologia tem como princípio básico o autoconhecimento e, desta forma, ajudar o indivíduo a identificar tudo aquilo que o torna Único, o que veio fazer aqui e como pode chegar aonde quer. Assim como os ciclos de sua vida, para melhor direcionar cada momento. É preciso ir fundo para encontrar a pérola.

Há ainda outros Trabalhos Astrológicos como a Sinastria por exemplo, que é a combinação de dois ou mais Mapas e indica as possibilidades de relacionamento, sociedades pessoais ou empresariais.

Saiba também que você não é a Astrologia, nem ela manda em você. É de fato um instrumento e como todo instrumento precisa ser muito bem manejado por alguém capaz e de confiança. Só assim vai facilitar no autoconhecimento e tomada de decisões.

O Livre Arbítrio é seu. Sempre!

Tereza Cristina Piffer Affonso é fonoaudióloga pela PUC-SP, professora, oradora, terapeuta THT-Terapias Holísticas Tradicionais e Floral, Mindfulness e Neurociência, astróloga e taróloga, Pós graduação em Psicologia Positiva. @saberserastrologiatarot    @tudosobresignosetarot

Comentários

0 0 votos
Article Rating
Se inscrever
Notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x
()
x

Assine nossa Newsletter!

[newsletter]